Programação

MARKETING NA ERA DAS REDES SOCIAIS: coisificação, manipulação e fantasias
18/10/2021 – ABERTURA DO EVENTO

19h
Boas-vindas

19h30 às 20h20
Mesa de Abertura: Marketing na era das Redes Sociais: Coisificação, manipulação e fantasia

Palestrante:
Maycon Montemor – Jornalista, graduando em psicologia e pesquisador dos grupos “Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade e Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências” do Laboratório de política, comportamento e mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP-LABÔ.

Debatedora:
Profª. Maria Madalena Souza dos Anjos – Doutorado pela Universidade de Barcelona. Mestre pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCSA. Membro do Grupo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade – NUBE da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

20h30 às 21h30
Corpo, Mediações Simbólicas e Consumo

Palestrante:
Salete Nery – Doutora em Ciências Sociais (UFBA). Professora do programa de pós-graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do programa de pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro dos Grupos de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB) e Corpo, Sociabilidades e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB). Membro do corpo editorial da revista Arquivos do CMD.

Debatedora:
Profa. Leatrice Ferraz Macário – Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora de Práticas de Consumo no Ambiente Digital. Professora e profissional de Marketing e Comunicação.

19/10/2021

14h às 18h
Apresentação de Trabalhos (Sala 01 e 02)

19h
A Pós-Verdade de cada um. O consumo na formação da autoimagem nas redes sociais

Palestrante:
Carlos Augusto Fernandes do Nascimento Mestre em Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing) pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1994), Pós-Graduação em Turismo pelo Instituto Olga Mettig (1997) e MBA em Finanças Empresarias e Gestão Bancária pela Faculdade Ruy Barbosa (2007). Desde 2002, compõe o quadro da Caixa Econômica Federal atuando no segmento financeiro corporativo, dando suporte a empresas de diversos portes e segmentos na concessão de operações de crédito, gestão de recursos financeiros e projetos de investimentos.

Debatedor:
Francis José Pereira – Doutor pela Universidade de Barcelona. Mestre pela Universidade Estadual Santa Cruz. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS. Graduado em Comunicação Social. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professor dos cursos de Comunicação Social e Administração lecionando disciplinas nas áreas de gestão estratégica da comunicação e marketing, pesquisa mercadológica e assessoria de comunicação. Consultor em gestão estratégica da comunicação e marketing.

20h
Desinformação e a responsabilidade das plataformas digitais
Carmen Carvalho – Professora do curso de Jornalismo da UESB há 17 anos. Responsável pelo projeto de extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social e estudiosa das campanhas de desinformação no Brasil e das narrativas de checagem de informação falsa.

20/10/2021 – ENCERRAMENTO

15h
Mesa – Imagem, Identidade e empreendedorismo: a internet e a midiatização dos indivíduos

Título “As redes sociais são minha vitrine: trabalhos sexuais em plataformas digitais”
Cristiane Vilma de Melo – Doutoranda em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS/UFSCar), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Título “O fenômeno Juliette do BBB21: cultura organizacional e a midiatização da identidade nordestina/sertaneja”
Diego Ramon Souza Pereira – Docente Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus XVIII, Docente da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-Ba), Tutor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (PPGS/UFSCar).

16h
Mesa – Marketing full time: ficção ou realidade?
Palestrantes: Manan Terra Cabo, André Bomfim dos Santos, Rônei Rocha Barreto de Souza e Vívian Corneti de Lima

19h30 
Mesa de Encerramento: Marketing Contemporâneo: críticas e tendências em atmosfera de loja, holografia e marketing imersivo, marketing de experiências, impactos de plataformas de economia compartilhada e marketing social.  Coordenação: Prof. Dr. RODRIGO LADEIRA

Tema 1 – “Atmosfera de loja: as possíveis disfunções no uso dessa ferramenta”
Márcia Jordão Britto – Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e graduações em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2004).

Tema 2 – “Aspectos conceituais do marketing de experiência numa abordagem crítica”
Maria Teresa Grimaldi Larocca – Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2021), Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP (2004), Pós-Graduação em Marketing pela ESPM-SP (2000) e especialização em Marketing pela Università Commerciale Luigi. Bocconi, Milão (1993). Membro do Grupo de Pesquisa de Marketing da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Tema 3 – “Metaverso, holografia e marketing imersivo”
Luis Romel de Assis Oliveira Junior – Servidor Público Federal da área de Planejamento Estratégico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Doutorando em Marketing Digital e Mestre em Administração pela UFBA. MBA em Gestão da Inovação pela Fundação Dom Cabral e MBA em Marketing Digital pela Unopar. Mais de 18 anos de experiência docente em cursos de Graduação e Pós-graduação. Professor de Marketing Digital e Planejamento Estratégico/BSC da FAAP SP, ENAP Nordeste, Baiana Business BA, Wyden BA e Porto Digital PE.

Tema 4 – “Marketing na economia compartilhada: impactos da Airbnb nos destinos turísticos”
Manuela Bandeira de Melo Vidal – Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Economia Industrial e da Empresa pela Universidade do Minho, Portugal (2020), pós-graduada nível especialização em Gestão de Recursos Humanos pela UNIFACS (2010) e graduada em Administração pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (2008).

Tema 5 – “Marketing social on-line e off-line”
Rodrigo Ladeira – Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), graduação em Administração- Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais- União de Negócios e Administração (1983), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado-sanduíche – Vanderbilt University (1999). Cursou seu Pós-doutorado na New York University, New York.