Linha de Pesquisa 1: A Prática educativa como prática social e cultural na perspectiva da fenomenologia social
Objetivo: Pesquisar as práticas educativas, em espaços formais não escolares de educação, no quadro de suas próprias estruturas. Estudar teórico-metodologicamente as práticas educativas na perspectiva da fenomenologia social em Alfred Schultz.
Palavras-Chave: Educação. Cultura. Prática Educativa.
*
Linha de Pesquisa 2: Etnografia, Ensino e Território
Objetivo: Pesquisa saberes e práticas educativas em comunidade tradicionais, configurações urbanas formadas por habitações de interesse social e assentamentos a partir de apontamentos das leituras etnográficas contemporâneas de Marilyn Strathern e Mariza Peirano.
Palavras-Chave: Etnografia, Ensino.Território. Prática Educativa.
*
Linha de Pesquisa 3: Prática pedagógica nas diferentes modalidades de ensino
Objetivo: Analisar a organização das práticas pedagógicas nos diferentes espaços educativos, compreendendo as diversas modalidades de ensino:educação básica, ensino profissional e técnico, ensino superior.
Palavras-Chave: Educação Básica. Prática Pedagógica.
*
Linha de Pesquisa 4: Sociologia das politicas e das práticas curriculares
Objetivo: Analisar as políticas articuladas as práticas curriculares e suas interfaces com todas as modalidades de ensino, compreendendo suas manifestações em espaços educacionais, formal e não-formal, sob a perspectiva da Teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.
Palavras-Chave: Politicas. Práticas curriculares. Teoria discurso.