Elizeu Pinheiro da Cruz

Descrições Etnográficas de Trabalhos de Pesquisas em Ciências Biológicas que Produzem Significados sobre Territórios do Semiárido
 
Descrição: Esta pesquisa objetiva descrever relações entre humanos e não humanos (animais, plantas, objetos, territórios, dentre outros) que habitam no semiárido baiano a fim de compreender a produção de modos de existência para além da dicotomia natureza-cultura. Assumisse-se, a partir das diversas abordagens contemporâneas da teoria da prática (de autores como Annemarie Mol, Bruno Latour, Isabelle Satangres, John Law e Tim Ingold), que humanos e não humanos são agregados que possuem agência, sendo, por isto, produtores de naturezas-culturas (sem dicotomias) em contextos concretos e específicos. Devido às nossas vinculações aos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e História, daremos um enfoque nas relações de aprendizagem, sejam elas desenvolvidas em espaços de educação formal ou não formal, que envolvam instituições, sujeitos, currículos escolares e outras experiências educacionais de diversos grupos sociais. Metodologicamente, organizaremos o diálogo entre as categorias nativas e as formulações teóricas em consonância com a objetividade feminista de Donna Haraway, esta preconiza que nos tornamos responsáveis pelo que aprendemos a ver quando entendemos que a localização é limitada e o conhecimento é localizado. Dialogaremos também com as formulações de Calude Lévi-Strauss, Eduardo Viveiros de Castro e Philippe Descola sobre os povos ameríndios a partir da ideia de perspectivismo, que nos ajudará a identificar as categorias que o pensamento constrói tomando como referência as definições da realidade apresentadas pelos outros (a alteridade). Todas as investidas de pesquisa relacionadas a este projeto concentrarão esforços para produzir interpretações que possam contribuir com a formulação de uma categoria teórico-prática, a etnopráxis (designação provisória). Esta categoria parece sinalizar para o desenvolvimento de práticas sociais, dentre as quais se inserem as educacionais, que considerem posição, corpo e cosmologias (pontos de vista) dos diferentes entes (humanos ou não) que habitam e produzem um território. Trata-se de um esforço para propor (em parceria com as muitas entidades hibridas do semiárido) algumas possibilidades semióticas e práticas nos ensinos de Ciências Naturais, Biologia, Geografia, História e outros que ofereçam possibilidades de futuro aos diversos humanos e não humanos que compõem (e produzem) o semiárido baiano. Participam deste projeto professores dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e História. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Elizeu Pinheiro da Cruz – Coordenador / Núbia Regina Moreira – Integrante / Jaqueline dos Santos Cardoso – Integrante / Naiara Oliveira Ramos – Integrante / Lavínia Kacelle Carvalho Alves – Integrante / Jéssica Carolaine Ferreira Oliveira – Integrante / Cleinton Teixeira Couto – Integrante / Jéssica Lima Santos – Integrante / Maria Lúcia Porto Silva Nogueira – Integrante / Wagnervalter Dutra Júnior – Integrante / Nivaldo Osvaldo Dutra – Integrante.
 
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Os caminhos das disciplinas escolares História Natural, Ciências e Ciências Físicas e Naturais no município de Caetité, Bahia (1930-1950): gênero, raça e sexualidade em uma etnografia de arquivos escolares
 
Descrição: Esta é uma etnografia de arquivos situada na tensão entre tempos passado e presente. Nela, descreveremos apontamentos sobre os caminhos (inclusive permanências e mudanças curriculares) das disciplinas escolares ?História Natural?, ?Ciências? e ?Ciências Físicas e Naturais? na Escola Normal de Caetité e no Ginásio de Caetité, no período 1930-1950, inscritos em arquivos públicos da região, a saber: Arquivo Público de Caetité, Arquivo Público de Vitória da Conquista, Arquivo do Instituto de Educação Anísio Teixeira e Museu Pedagógico, vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Partiremos da seguinte questão: como as relações de gênero, de raça e de sexualidade atuaram na estruturação curricular dessas disciplinas nas escolas investigadas como parte de regularidades discursivas sobre ciência e natureza daquele período (1930-150)? Interrogaremos também os arquivos: como a organização dos seus acervos fazem ?aparecer? determinadas narrativas sobre o tempo passado e silenciam/ocultam/apagam outras? Frente a isto, objetivamos compreender, a partir das relações de gênero, de raça e de sexualidade, a estruturação curricular das disciplinas escolares ?História Natural?, ?Ciências? e ?Ciências Físicas e Naturais? na Escola Normal de Caetité e no Ginásio de Caetité, no período 1930-1950. O percurso metodológico será norteado pela ?objetividade feminista? proposta por Donna Haraway, que indica que a ?localização é limitada? e o ?conhecimento é localizado?.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) . 

Integrantes: Elizeu Pinheiro da Cruz – Coordenador / Nadila Luiza Oliveira Nogueira – Integrante / Fernanda de Jesus Silva – Integrante / Ediléia Cássia de Araújo – Integrante.
 
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Os caminhos das disciplinas escolares História Natural, Ciências e Ciências Físicas e Naturais no município de Caetité, Bahia (1930-1950): uma etnografia em arquivos escolares
 
Descrição: Esta é uma etnografia de arquivos situada na tensão entre tempos passado e presente. Nela, descreveremos apontamentos sobre os caminhos das disciplinas escolares História Natural, Ciências e Ciências Físicas e Naturais na Escola Normal de Caetité e no Ginásio de Caetité, no período 1930-1950, inscritos em arquivos públicos da região, a saber: Arquivo Público de Caetité, Arquivo Público de Vitória da Conquista, Arquivo do Instituto de Educação Anísio Teixeira e Museu Pedagógico do Campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Partiremos da seguinte questão: como as relações de gênero atuaram na estruturação curricular dessas disciplinas na escolas investigadas como parte de regularidades discursivas sobre ciência e natureza daquele período (1930-150)? Interrogaremos também os arquivos: como a organização dos seus acervos fazem aparecer determinadas narrativas sobre o tempo passado e apagam/silenciam/ocultam outras? Frente a isto, objetivamos compreender, a partir das relações de gênero, a estruturação curricular das disciplinas escolares História Natural, Ciências e Ciências Físicas e Naturais na Escola Normal de Caetité e no Ginásio de Caetité, no período 1930-1950, inscritos em arquivos públicos do semiárido baiano. O percurso metodológico será norteado pela objetividade feminista proposta por Donna Haraway, que indica que a localização é limitada e o conhecimento é localizado, para .situar os lugares de discurso dos ?nativos? e os lugares de discurso das sínteses teóricas no movimento de produção de interpretação das experiências que emergirem nas descrições. Para descrever/interpretar o corpus produzido durante o trabalho de campo, trabalharemos também com a perspectiva da análise de discurso. Os diálogos teóricos considerarão também as formulações analíticas do campo do ensino de ciências.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Elizeu Pinheiro da Cruz – Coordenador / Naiara Oliveira Ramos – Integrante / Lavínia Kacelle Carvalho Alves – Integrante / Jéssica Carolaine Ferreira Oliveira – Integrante / Cleinton Teixeira Couto – Integrante / Jéssica Lima Santos – Integrante.
 
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TRAJETÓRIAS QUE PRODUZIRAM CAMPOS DISCIPLINARES: emergência das Ciências Biológicas no sertão produtivo
 
Descrição: Este é um estudo que entrecorta trajetórias e campos disciplinares, sujeitos e estruturas, para buscar compreender os processos históricos de emergência do Curso de Ciências Biológicas no sertão produtivo, tomando o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Humanas ? DCH, da Universidade do Estado da Bahia, como alvo das investigações sobre o currículo. Nesta investigação, interessamo-nos pelas narrativas autobiográficas dos professores universitários, pelos documentos históricos do Campus e pelos critérios para ingresso na carreira universitária em três campos disciplinares das Ciências Biológicas (Botânica, Ecologia e Zoologia). Após a realização deste diagnóstico compreensivo panorâmico de dentro da universidade, pretendemos expandir os olhares para a região onde o Curso se insere a fim de mapear onde estão os sujeitos que se formaram no Curso, no período de 2005 a 2015, e como produzem/reproduzem a Ciências Biológicas no campo de ensino de Ciências e Biologia e nos demais espaços de exercício laboral do biólogo licenciado. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) . 

Integrantes: Elizeu Pinheiro da Cruz – Coordenador / Rita de Cássia Ferreira da Silva – Integrante / Eudite Fernandes Carneiro – Integrante / Robson de Cassio Santos Dourado – Integrante / Cristina Maria de Jesus Burgos – Integrante / Elianar Guimaraes Santos – Integrante / Erla Sueli Galdino da Silva – Integrante / Suzany Aguiar Machado – Integrante.
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