Nilma Margarida de Castro Crusoé

Organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar

Descrição: O projeto de pesquisa ?Organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar? integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e Educativas(GEPPCE), cadastrado no CNPq, e a linha de Pesquisa ?Currículo, Práticas Educativas e Diferença?, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Seu Objetivo é analisar a prática pedagógica de professores, dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos, de modo a garantir a articulação e continuidade da trajetória escolar, tendo como referência a teórico? metodológica a fenomenologia das relações sociais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como professora de estágio, no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e pesquisadora da prática pedagógica, nos três anos iniciais do ensino fundamental, no contexto do município de Vitória da Conquista ? Ba, e observar diversidades de práticas educativas desenvolvidas, atravessadas por sentidos e crenças oriundos de outras esferas da vida social dos profissionais (família, igreja, lazer) que , muitas vezes, determina ações pedagógicas junto às crianças. A importância desse estudo se localiza na pretensão de compreender o explicar o currículo como pratica vivida na escola, portanto, sua dimensão subjetiva, com a finalidade de pensar a instituição escola a partir dos seus agentes, de que modo se estabelece a relação entre agente e estrutura, de forma a garantir a continuidade da trajetória escolar de crianças nesse segmento. Trata-se de uma pesquisa, de cunho etnográfico, cujo processo metodológico envolve: a) levantamento e análise bibliográfica; b) análise de documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, Projeto Político Pedagógico da escola, Diretrizes Curriculares nacionais para o ensino de 9 anos; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental) ; c) Observação participante: participação em reuniões de planejamento na escola e na Secretaria Municipal de Educação (SMEd), acompanhamento de sala de aula. A observação acompanhará a mesma turma, durante os três anos, com o objetivo de verificar a articulação e continuidade na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro. Análise de conteúdo das observações Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para atender às necessidades de uma prática pedagógica voltada para a continuidade dos estudos de crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Anos iniciais. Ensino Fundamental. Prática pedagógica.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) . 

Integrantes: Nilma Margarida de Castro Crusoé – Coordenador / Bruna Ferreira dos Santos – Integrante / Marília de Azevedo Alves Brito – Integrante / Silvia Janaína Silveira Gomes – Integrante / Tamara Ribeiro Lima – Integrante / Giomaria Pereira Damacena – Integrante / Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos – Integrante / Isamary Roberta Ferreira Cézar – Integrante.

 

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A Prática educativa como prática social e cultural na perspectiva da fenomenologia social
 
Descrição: Observa-se que as diferentes configurações de práticas educativas imprimem culturas identitárias, normas de conduta, visões de mundo, não necessariamente construídos no interior do grupo escolar e movimentos, mas na relação com o outro, em diferentes contextos sociais e culturais. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a prática educativa como prática social e cultural, em espaços formais e não formais de educação. Sua ênfase é no eixo relacional e nas estratégias para vivenciar o contexto desses espaços; o que se aprende, em termos de conduta social; quais crenças e valores atravessam tal conduta. Assumimos como referência para pensar a prática educativa como prática social, leituras weberianas e, como campo de significação, leituras da fenomenologia social. No processo metodológico da pesquisa, realizamos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) entrevista compreensiva com sujeitos sociais, do campo empírico. Utilizamos a Análise de conteúdo para analisar as entrevistas. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para a compreensão da relação entre cultura, sociedade e educação, de forma a atender às necessidades de uma prática educativa voltada para o respeito e a valorização humana, nas suas subjetividades. Palavras-chave: Cultura. Prática Educativa. Sociedade. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . 

Integrantes: Nilma Margarida de Castro Crusoé – Coordenador / Cecília Conceição Moreira Soares – Integrante / Jocilene Oliveira Santos Brito – Integrante / Paloma Costa Marques – Integrante / Luciana Marinho dos Santos – Integrante.
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