Campus de Vitória da Conquista, 02 de maio de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

SEMINÁRIO ON-LINE DO CMD DISCUTE MEMÓRIA, CINEMA E AUDIOVISUAL

7 de setembro de 2020

Diante da necessidade da quarentena e do isolamento no combate à pandemia de Covid-19, o XXIV Seminário de Pesquisa do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD), outrora previsto para ocorrer presencialmente no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista, em 2020 vai acontecer, pela primeira vez, integralmente via internet. Organizado pelo CMD em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB), o Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (UESB) e o Programa de Extensão Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual (UESB), entre outros parceiros e colaboradores, o XXIV Seminário do CMD iniciará suas atividades na próxima terça, 8 de setembro, às 19h, com encontros on-line durante as próximas 9 semanas, toda terça (às 19h) e quarta (às 15h), até o dia 4 de novembro. Confira a programação completa do Seminário do CMD clicando aqui. Todas as atividades da programação do evento serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, através do canal youtube.com/janelaindiscreta1

Em seu XXIV encontro de pesquisadores, o CMD propõe, como eixo temático do seminário, o debate sobre as relações entre Memória, Cinema e Audiovisual, com uma diversificada e interdisciplinar programação de conferências, mesas temáticas, mesa-redonda e lançamento de livro. Na abertura do seminário, em 8 de setembro, às 19h, o filósofo e professor Auterives Maciel Junior (PUC-Rio; UVA-RJ; UESB/PPGMLS) fará a conferência “O tempo da arte nos signos proustianos”. Na quarta, 9 de setembro, às 15h, ocorrerá a mesa temática “O campo cultural em contexto pandêmico”, coordenada pela professora e pesquisadora Mariella Pitombo (UFRB; CMD), com o professor e pesquisador Elder Patrick Maia Alves (UFAL; CMD) como debatedor.

Encontro de abrangência nacional e internacional, o Seminário do CMD reúne pesquisadores, professores e estudantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão de diferentes regiões brasileiras. Criado em 2002 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento é uma rede com pesquisadores, professores e estudantes inseridos em 11 instituições universitárias brasileiras, tendo como sede o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Desde a sua criação, o CMD organiza um encontro anual de pesquisa, já realizado presencialmente em Brasília, Vitória da Conquista, Salvador, Cachoeira, Fortaleza, Goiânia e Rio de Janeiro. Desde 2013, o grupo é responsável pela edição da revista Arquivos do CMD, que está hospedada no Diretório de Revistas da UnB (http://periodicos.unb.br/index.php/CMD/index). Para mais informações sobre o CMD, acesse o site do grupo de pesquisa: www.culturaememoria.com.br.

XXIV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO GRUPO CULTURA, MEMÓRIA E DESENVOLVIMENTO (CMD)

Coordenação: Edson Farias e Milene Silveira Gusmão.

Realização: Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB), Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB), Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (UESB) e Programa de Extensão Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual (UESB).

Programação e Anais do Seminário: Edson Farias, Milene Silveira Gusmão, Euclides Santos Mendes, Patrícia Moreira, Amanda Ávila e Danilo Lobo.

Produção Técnica: Rayssa Fernandes Coelho, Amanda Ávila, Danilo Lobo, Sérgio d’Oliveira Silva e Anderson Rosa.

Programação Visual: Patrícia Moreira.

Divulgação: Euclides Santos Mendes e Rayssa Fernandes Coelho.

Telefone:

Endereço: