Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 29 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

ODEERE realiza evento do tradicional caruru de Cosme e Damião, Erês, Wunjes e Ibejis

Publicado em 15 de setembro de 2023

No dia 24 de setembro, acontece o tradicional caruru, promovido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE). O “Caruru de Cosme e Damião, Erês, Wunjes e Ibejis”, faz parte das tradições populares e é realizado todos os anos. A ação acontece às 12 horas na sede do Odeere, localizada na Rua João Rosa, Pau Ferro, Jequiezinho, em Jequié.

Nos dois dias que antecedem a ação, o ODEERE realiza várias oficinas para a produção do caruru. Fazem parte da programação, oficinas de decoração, moquecas de peixe, abará, vatapá, omolocum, acarajé e outras iguarias que compõem as tradições da cultura afro-brasileira. Participam dos preparativos, pessoas da comunidade, além de professores e alunos dos cursos de pós-graduação e extensão da Uesb.

Os interessados em contribuir realizar doações de alimentos e outros produtos. A lista dos donativos pode ser conferida aqui.

Sobre o caruru – O caruru, é um prato preparado com quiabo, camarão seco, azeite de dendê e outros temperos, é oferecido para homenagear orixás no Candomblé e na Umbanda. A culinária afro-brasileira se destaca não apenas pela diversidade de pratos, mas também de saberes e símbolos que são identificados a partir da produção e consumo desses alimentos.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail odeere@uesb.edu.br.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC)

www.uesb.br / www2.uesb.br/odeere
E-mail: ppgrec@uesb.edu.br
Telefone: (73) 3526-2669

 

Endereço: Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro, Jequié/BA

Referência: Antigo Colégio Dom Climério de Andrade