Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 28 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

XX SEMINÁRIO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA, IX SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICAS E CONTEMPORANEIDADE E II SEMINÁRIO DO DIA NACIONAL DAS TRADIÇÕES DAS RAÍZES DE MATRIZES AFRICANAS E NAÇÕES DO CANDOMBLÉ

Publicado em 15 de março de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/ODEERE/UESB) em parceria com o Colegiado do curso de Dança (UESB) realizará nos dias 22 à 24 de março de 2024 o evento “XX Seminário do dia mundial de Combate à Discriminação Étnica, IX Seminário do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e II Seminário do dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé” com o tema: A pesquisa implicada e o campo de estudo das relações étnicas.

22/03/2024 – Sexta-feira

08:30 h: Abertura

Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto (Coordenador PPGREC)

Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza (Vice-coordenador PPGREC; Coordenador ODEERE)

Local: Anfiteatro Manoel Sarmento*

09:30 h: Oficina Entre tecituras corporais e poéticas de resistência.

Profa. Dra. Neide das Graças de Souza Bortolini (Teatro/UFOP)

Local: Anfiteatro II Manoel Sarmento*

Público máximo: 35 participantes pelo formulário de inscrição: https://forms.gle/G5cb1x2QMhbYusDTA

Tarde:

14 h: Defesa de dissertação “Pedagogia de Terreiro: Saberes e Práticas ancestrais no Terreiro ilê axé oluayê n’la” do mestrando Romeu Sanches da Paixão.

Local: Anfiteatro Manoel Sarmento

14 h: Defesa de dissertação “Festas do Cuscuz: Estratégias, Sobrevivências e Resistências Negras em Maracás/Ba” do mestrando Fabrício Diego Santos Gomes. (Online) / Link: https://meet.google.com/mtm-qsoc-jsd

Noite:

18 h: Credenciamento da Extensão

Local: Pavilhão Manoel Sarmento*

18h45min: Lançamento do livro Borboletear de Tereza Sá

19h30min: Mesa: Pesquisas em relações étnicas: desafios e possibilidades

Prof. Dr. Edson Dias Ferreira (PPGREC) – A  implicação do pesquisador na pesquisa.

Prof. Dr. Tássio Ferreira Santana (UFSB) – PESQUISA-ENCRUZILHADA:  por uma estratégia metodológica de pesquisa negrorreferenciada a partir da filosofia Bakongo

Coordenação: Profa. Dra. Marise de Santana (ODEERE – PPGREC)

21 h: Confraternização turmas da extensão de 2023

Coordenação da atividade: Profa. Dra. Ana Angélica Leal Barbosa (ODEERE – PPGREC)

23/03/2024 – Sábado

Manhã:

9 h: Defesa de dissertação “Eliana Pataxó: experiências e caminhos encruzilhados na retomada da identidade étnica” da mestranda Tailane Santos Cruz.

Local: Anfiteatro do Módulo Manoel Sarmento – UESB

9 h: Danças Negras educam: a importância das Danças Negras e Movimentos Sócios-culturais, para a constituição da identidade e elevação da autoestima do povo negro.

Profa. Ms. Rainha Vânia Oliveira e os músicos Vinicius Minhoca, Bira Monteiro, Márcio Victor, Luciano Santos, Paulo Sérgio  e Robson de Jesus.

Local: Anfiteatro II do Módulo Manoel Sarmento – UESB

Tarde:

14h – Defesa de Dissertação “Vivências, lutas e resistências de pais de santo negros e gays no sudoeste baiano” do mestrando Nilio Barboza Carvalho.

Intervalo da defesa: O antirracismo e o racismo religioso contra as comunidades de raízes de matriz africana

Profa. Dra. Marise de Santana (PPGREC/UESB)

Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto (PPGREC/UESB)

24/03/2024 – Domingo

8h – Fórum dos discentes, docentes e egressos do PPGREC

Coordenação: Prof. Dr. Edson Dias Ferreira, Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto e Profa. Dra. Ana Angélica Leal Barbosa.

Local: Anfiteatro do Módulo Manoel Sarmento – UESB

8h – Tema 1: A importância das publicações para o crescimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Palestrante: Prof. Dr. Natalino Perovano Filho (Portal de Periódicos – UESB – ODEERE)

9h – Tema 2: As pesquisas em Ciências Sociais e Humanidades e o Comitê de Ética da Pesquisa com Seres Humanos

Palestrante: Ms. Vital Ataíde da Silva (UESB)

10h – Tema 3: Perspectivas e desafios das(os) egressas(os) do PPGREC após a conclusão do mestrado

Egressos da Linha 1:

Ms. Eudes Batista Siqueira

Ms. Gilvânia Oliveira da Pureza Santos

Ms. Graciela Souza Almeida

Ms. Ivanildes Moura dos Santos

Egressas(os) da Linha 2:

Ms. Martha Maria Brito Nogueira

Ms. Adriana Cardoso Sampaio

Ms. Elzeni Damasceno de Souza

Ms. Marcos Oliveira de Novaes

14h: Mesa: A extensão no ODEERE: atividades o ano todo

Coordenadores da extensão: Profa. Dra. Ana Angélica Leal Barbosa, Profa. Dra. Marise de Santana, Profa Dra. Ana Carolina Fialho de Abreu, Prof. Dr. Daniel Valerio Martins, Profa. Dra Francislene Cerqueira de Jesus e Profa. Dra. Nubia Regina Moreira

Local: Anfiteatro do Módulo Manoel Sarmento – UESB

15h30min: Palestra de Encerramento: ODEERE: caminhos para o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão

Coordenação: Profa. Dra. Marise de Santana / Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza

Local: Anfiteatro do Módulo Manoel Sarmento – UESB

*Localização: Av. José Moreira Sobrinho – Jequiezinho, Jequié – BA.

BUSCA

Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC)

www.uesb.br / www2.uesb.br/odeere
E-mail: ppgrec@uesb.edu.br