Twitter Facebook

Destaques

15ª Semana Nacional de Museus – 15 a 21 de maio de 2017

#eunomuseu #semanamuseus2017

Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza 
Casa Memorial Governador Regis Pacheco

 apresentam a ação educativa

Letras de Vida: escritas de si – Minha vida não cabe num laudo 

 

A ação educativa e cultural Letras de Vida: escritas de si – Minha vida não cabe num laudo assegurou a inserção do Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza nas comemorações da 15ª Semana Nacional de Museus, promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus no período de 15 à 30 de maio de 2017.  Letras de Vida: escritas de si é um programa educacional e cultural iniciado em 1992, na Casa de Detenção de Vitória da Conquista, Bahia. Propicia a inserção no espaço das “belas letras” a pessoas cuja escrita está fora dos padrões estilísticos e acadêmicos. Esta produção organizada e impressa estampa novas autorias no fazer de suas vidas e motivou a exposição e palestras sobre o direito à escrita, interdição aos discursos, preconceitos religiosos, sociais, linguísticos e remição de penas pela leitura. A ação educativa foi realizada na Casa Memorial Governador Régis Pacheco.Há quatro anos o Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza e a Casa Memorial Governador Régis Pacheco participam da Semana Nacional de Museus, com o apoio do Comitê Proler/UESB Conquista, da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer de Vitória da Conquista e da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.


A 15ª Semana Nacional de Museus celebrou o Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” foi definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o ano de 2017. É importante pensar que os museus têm sido vistos como “espaço de legitimação e valorização sociocultural que elenca e discrimina ao mesmo tempo, produz vozes e silêncios e define o que será colocado à vista. Entretanto, ao se abrirem para o diálogo com grupos sociais ausentes das narrativas museológicas tradicionais, as instituições começam a repensar o que foi imposto como verdade única. Com isso, preconceitos são confrontados e outras possibilidades de narrativas são levantadas. (…) Quais as histórias que nossos museus estão contando? Quais outras histórias precisam ser lembradas?”

Apoio e Realização:

Curadora: Profa. Dra. Heleusa Câmara.
Organizadores: Profa. Dra. Almiralva Gomes e Profa. Dra. Heleusa Câmara (Coordenadoras Comitê Proler/UESB de V. da Conquista), Prof. Antônio Leal, Profa. Ms Graziela Novato, Profa. Ms. Claudia Flores, Prof. Ms Paulo Pires, Prof. Ms Alberto Marlon. Profa. Paula Ferreira, Joao Viana – Equipe técnica do Proler/UESB de V. da Conquista / Mércia Andrade, Andreia Almeida, Thaminy Brito, Prof José Duarte, João Paulo Viana, Rênia Paixão, Thauane Araújo, Ana Clara Moreira e Larissa.
Parceiros: Profa. Dra Marilda Ferreira – Diretora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas / Profa. Dra Maria Madalena Souza dos Anjos – Pró-Reitora de Extensão / Prof. Dr. Fábio Félix – Vice Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Prof. Dr. Paulo Roberto Pinto Santos Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Mércia Carvalho Andrade – Casa Memorial Governador Régis Pacheco / Ricardinho de Benedictis – Coordenador de Cultura / Profa. Ms. Tereza Cristina Rocha – Secretária Municipal de Cultura Esporte e Lazer / Marcelo Melo – Secretário Municipal de Educação / Herzem Gusmão – Prefeito Municipal de Vitória da Conquista / Genildo Galdino – Presidente do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais da Comarca de Vitória da Conquista / Diácono Genildo Galdino – Pastoral Carcerária / Profa. Márcia de Oliveira – Socializa / Prof Ms. Alexsandro Oliveira Silva – Diretor do Presídio Regional Adv. Nílton Gonçalves / Capitão José Oliveira Santos Melo – Diretor do Conjunto Penal de Vitória da Conquista / Dr. Reno Viana Soares – Juiz de Direito da Vara de Execução Penal da Comarca de Vitória da Conquista.
Apoio: Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza, Comitê Proler/UESB Conquista, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Pró- Reitoria de Extensão da UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Diretoria de Museus, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia / Casa Memorial Governador Regis Pacheco, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. / Conselho da Comunidade para Assuntos Penais da Comarca de Vitória da Conquista / Pastoral Carcerária / Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas.
Realização: Conselho Internacional de Museus (ICOM) – 15ª Semana Nacional de Museus – Sistema Nacional de Museus – Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – Ministério da Cultura.

O Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza – amostra da memória da leitura e da escrita no município de Vitória da Conquista, Bahia é composto de fragmentos de bibliotecas particulares, com muitas obras valiosas, exemplares de edições já esgotadas, livros com comentários escritos pelo leitor, dedicatórias, correspondências, hypomnematas. Contem originais manuscritos, datilografados de autodidatas dentre os quais neo-escritores prisioneiros, trabalhadores rurais e de serviços informais, provenientes do Núcleo Letras de vida: escritas de si. Abriga o acervo de contos fabulares do projeto Histórias Populares do Sertão da Ressaca. É uma fonte preciosa para os estudos sobre cultura, leituras, escritas, linguagens, educação, modos de vida, comportamento e saber local. O Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza foi organizado pela Profa Heleusa Câmara em 2006, e conta com o apoio do Comitê Proler/UESB da Diretoria de Museus do Estado da Bahia – DIMUS e da Pro Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
O Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza está situado na Sala de Leitura Íris Silveira, espaço alternativo de leitura e de convivência social, sede do Comitê Proler/UESB de V. da Conquista, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. É aberto ao público para visitação e pesquisas. Av. Rosacruz 45, Cep. 45050-040, V. da Conquista, Bahia.
Proler/UESB de Vitória da Conquista foi implantado na região sudoeste da Bahia, em 10 de janeiro de 1992, mediante convênio de cooperação cultural firmado pela Fundação Biblioteca Nacional, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e prefeituras municipais de Vitória da Conquista, Jequié e de Itapetinga. As atividades de educação literária para a formação de leitores tem sido viabilizadas graças às parcerias estabelecidas com a Fundação Biblioteca Nacional (1992-2014), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (1992 – ), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1992 – ); Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Faculdades Independentes do Nordeste – Fainor (2008 – ), o Educandário Juvêncio Terra (1996-2013), o Colégio Juvêncio: Ensino Fundamental e Médio (2014 – ). O Proler/UESB de Vitória da Conquista é o comitê pioneiro do Proler/FBN no Brasil, e tem assegurado o seu espaço de relevância acadêmica e social, referendado por avaliações e depoimentos de participantes. É também um projeto de extensão do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas ((2003 -), e o seu funcionamento é viabilizado pelo apoio da Pro-Reitoria de Extensão da UESB. O Comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista é autogestionário. O Proler/UESB talvez seja a política pública de leitura no país, que mais tempo pode contabilizar ações contínuas, sem alterar o seu nome, nem os seus objetivos. O Proler tem ido além dos governos.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

GALERIAS DE MÍDIAS