Brasão UESB/Governo da Bahia

Público diverso marca primeiro dia de provas do Vestibular Uesb 2023

Vestibular

Cerca de 7400 candidatos realizaram as provas do Vestibular Uesb 2023 neste primeiro dia.

Neste domingo, 5, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, cerca de 7400 candidatos iniciaram o sonho de ingressar na Uesb. O Vestibular 2023 começou com as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e a tão aguardada Redação.

Candidatos de diferentes estados do país, em sua maioria da Bahia e de cidades da região com campus universitário da Uesb, trazem o desejo de fazer parte do quadro de estudantes de uma das principais referências de Ensino Superior do Norte e Nordeste brasileiro. “A Uesb dá oportunidade para todo mundo, não importa sua raça”, afirma Letícia Moreira, 18 anos, de Vitória da Conquista.

Vindo de Jaguaquara (BA), Wallace Silva está tentando uma vaga no curso de História, na modalidade de reserva de vagas, e garante que o curso escolhido vai ajudar em uma nova percepção de ensino sobre a inserção de grupos minoritários. “Eu vou ter a capacidade de passar algo a mais, pois a História que é passada hoje é 10% do que ela deveria ser propagada. Já sofremos 500 anos de escravidão, destruição e tortura, então, é o mínimo que eles nos devem”, diz.

A diversidade e inclusão são prioridades na Uesb. Oportunizar a entrada e permanência nos cursos de graduação é determinante para a Instituição ter seu público cada vez mais plural e assegurar o direito de todas as pessoas à educação. É o que defende o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb. “A Universidade é um patrimônio de todos e a gente quer realmente que todos se vejam em condições de pleitear uma vaga, ingressar numa universidade pública e transformar sua vida, a vida dos seus familiares, do seu bairro, de sua cidade”, destaca.

Diante dessa percepção em abranger as diferenças dando possibilidade de conhecimento e pertencimento, é que candidatos como Isadora Dadú e João Pedro Rocha escolheram fazer as provas do Vestibular Uesb, buscando uma vaga nos cursos de Letras Modernas e Ciências da Computação, respectivamente. Com transtorno do espectro autista (TEA), João sonha em desenvolver pesquisas sobre ônibus, assunto que ele é apaixonado. Já Isadora deseja cursar Medicina e se preparou bastante para a Redação, pois seu maior desafio era não deixar os sintomas do transtorno de aprendizagem (dislexia), interferir em sua escrita. “Tive que criar maneiras de estudar para entender o conteúdo e manter a atenção e foco nos estudos”, revela.

Realizar o sonho de ingressar na Uesb também faz parte da vida de Kayro Braga, 18 anos, que saiu de Ibicuí (BA) para tentar Direito. Aluno de escola pública e pessoa com deficiência (PcD), o candidato concorre como cotista e utilizou a acessibilidade como primeiro requisito. “Eu queria uma faculdade que fosse perto de casa, para minha mãe poder me ajudar, e pesquisei um pouco sobre a cota de PcD e tudo mais por ser uma forma de me ajudar a cursar o meu sonho. Vi, também, que a Uesb está na lista das melhores faculdades de Direito da Bahia, e isso me fez interessar ainda mais pela faculdade”, conta.

Primeiro dia

Também marcado pela realização da prova de Redação, que neste ano abordou “Caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil”, o Vestibular Uesb 2023 oferta 915 vagas abertas em 44 cursos de graduação. Neste primeiro dia, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) registrou 15,7% de abstenção, nos três campi, com um total de 1.377 ausentes.

A Uesb é para todos

Dados da Secretaria Geral de Cursos apontam que a comunidade acadêmica da Uesb conta com cerca de 66% de estudantes de graduação formados por pessoas pretas ou pardas (consideradas negras pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo que quase 59% desses estudantes são mulheres. Outros números apontam que 83% dos estudantes possuem até 30 anos.

Para garantir a multiplicidade do seu público, atualmente, a Uesb conta com cinco formas de ingresso. O Vestibular e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) são as entradas tradicionais. Além delas, existe a seleção de transferência, com entrada semestral, que permite o ingresso de estudantes que já estão cursando o Ensino Superior em instituições públicas ou privadas. Outras novidades são a seleção para portadores de diploma e o processo seletivo especial, ambos para a oferta de vagas ociosas.  Com a implantação do sistema de reserva de vagas, desde 2009, que considera os recortes socioeconômicos e de cor, mais de 12.600 cotistas já ingressaram na Uesb.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...