Logotipo do Vestibular Uesb 2017
Brasão da Uesb Brasão da Governo da Bahia

datas importantes


inscrição

07 a 23 de novembro de 2017

provas

25 e 26 de fevereiro de 2018

inscrição e edital do vestibular


notícias do vestibular


obras literárias e filmes


contato rápido


Itapetinga
(77) 3261.8604

Jequié
(73) 3528.9695

Vitória da Conquista
(77) 3424.8757
(77) 3424.8607

Itapetinga
Praça da Primavera, 40
Bairro: Primavera, CEP.: 45.700-000

Jequié
Rua José Moreira Sobrinho, s/n
Bairro: Jequiezinho, CEP.: 45.200 - 000

Vitória da Conquista
Estrada do Bem Querer, km 4
Bairro: Universitário, CEP.: 45.083 - 900

vestibular@uesb.edu.br

Brasão da Uesb Brasão da Governo da Bahia

Filmes


“Dheepan – O Refúgio”
Título original: “Dheepan”
Direção: Jacques Audiard
País: França
Ano: 2015
Duração: 1115 min
Sinopse: Em um esforço para fugir da guerra no Sri Lanka, Dheepan, Yalini e a pequena
Illayaal assumem identidades falsas. Os três não se conhecem e precisam conviver como
se fossem uma família de verdade quando enfim chegam à França. Dheepan, sem saber
falar francês, consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, Yalini
passa a trabalhar como empregada doméstica e Illayaal vai para a escola.


“Terra em Transe”
Direção: Glauber Rocha
País: Brasil
Ano: 1967
Duração: 115 min
Sinopse: O jornalista e poeta Paulo Martins oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado: D. Porfírio Diaz, um líder e político de tradição, D. Felipe Vieira, governador da Província de Alecrim, e D. Julio Fuentes, poderoso empresário dono de um império de comunicação. O país se torna palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder, enquanto Paulo segue sem conseguir solucionar as incoerências de Eldorado e as suas próprias contradições.


“Jonas e o Circo Sem Lona”
Direção: Paula Gomes
País: Brasil
Ano: 2015
Duração: 81min
Sinopse: O filme traz a história de Jonas, um menino de 13 anos, filho e neto de artistas de circo, cujo sonho é manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de casa e que é frequentado pelos moradores do bairro pobre onde vive, na Bahia. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. Enquanto luta pelo seu sonho, Jonas vai atravessar a grande aventura de crescer.

Obras Literárias



“Quincas Borba”
Autor: Machado de Assis
Sinopse: Escrito por Machado de Assis, o romance foi lançado em 1981. A obra conta a  história de Rubião, um ingênuo rapaz que se torna discípulo e herdeiro do filósofo Quincas Borba.  O personagem é enganado pelo amigo capitalista Cristiano e sua esposa Sofia, paixão de Rubião.  A obra marca o uso do pessimismo e da ironia na escrita de Machado.



“A Legião Estrangeira”
Autora: Clarice Lispector
Sinopse: Coletânea de contos de Clarice Lispector, a obra foi lançada em 1964. Os contos abordam questões familiares, infantis e da solidão. Ao todo, o  livro reúne 13 contos, entre eles “Viagem a Petrópolis”, “Os desastres de Sofia” e  A Mensagem”.



“O Escândalo do Petróleo e Georgismo e Comunismo”
Autor: Monteiro Lobato
Sinopse: “O Escândalo do Petróleo” foi publicado em 1936 e foi proibido pela ditadura do Estado Novo logo após seu lançamento, sendo liberado apenas em 1945, com o fim do governo de Getúlio Vargas. Mesmo assim, essa obra teve duas edições esgotadas em algumas semanas, tamanha era a mobilização popular provocada pela campanha lobatiana em defesa da existência de petróleo em solo nacional e da sua exploração por uma sociedade anônima formada por investidores brasileiros de todas as classes sociais. Ele sabia das vantagens do ouro negro como substitutivo do carvão e vislumbrava na sua comercialização possibilidades de empoderamento econômico de seus concidadãos e do país.

Lobato defendeu como um verdadeiro ativista essa bandeira, refutando veementemente todo o discurso oficial sobre a inexistência dessa fonte de energia no Brasil. Durante dez anos, ele escreveu artigos, cartas a autoridades, concedeu entrevistas, proferiu palestras e conferências a convite de Centros Acadêmicos de várias Universidades brasileiras tratando o tema, produziu a obra juvenil “O Poço do Visconde”, encenando no “Sítio do Picapau Amarelo” o que acontecia no Brasil da época em relação ao petróleo. Por fim, cansado da difamação, das sabotagens encomendadas pelo “Conselho Nacional do Petróleo” – Lobato edita “O Escândalo do Petróleo” como relato de denúncia documentada das tramas e jogo de interesses externos em torno da questão.

“Não perfurar e não deixar que se perfure”. Esta foi a conclusão de Monteiro Lobato. Ele não admitia que num país de enormes dimensões, e, num continente no qual as descobertas se multiplicavam, não houvesse um esforço para explorar a fonte de energia que substituiria rapidamente o carvão naquela primeira metade de século 20.

No livro, ele relata a aventura que protagonizou, quando reuniu capital de pequenos investidores e lutou por dez anos para encontrar petróleo no subsolo brasileiro. Por conta de sucessivos empecilhos do governo da época, as tentativas de prospecção resultaram apenas na comprovação de existência de petróleo no país até então negada pelo CNP em acordo com trustes internacionais. O primeiro poço de Petróleo que a Cia Nacional do Petróleo fez jorrar, desmoralizando os pareceres oficiais, foi, por coincidência, o poço de Lobato na Bahia. Mas, diante dessa prova constrangedora, os alvarás de outros poços não foram liberados, esquemas de sabotagem foram montados, levando o grupo à falência.

E a repressão não se resumiu ao Lobato empresário e ativista; também o escritor acabou tendo seu texto proibido pela ditadura, foi preso em 1941, após carta/denúncia dirigida ao então Presidente Vargas e, quando solto, saiu da Casa de Detenção proibido de conceder entrevistas sobre o assunto.

Nessa obra, é possível ver como as reivindicações de Lobato são atuais. Os cenários mudaram, mas os problemas que o Brasil continua enfrentando tanto tempo depois permanecem. Á carência de compromisso social e à inépcia do homem público, restam seus textos corajosos, ousados e plenos de esperança em um futuro melhor para todos.

“O Escândalo do petróleo” inspirou o movimento da sociedade civil que viria anos depois contribuir para a criação da Petrobras – criação que, diga-se de passagem, foi uma forma de não contrariar a campanha “O Petróleo é nosso” e, ao mesmo tempo para não deixar o ouro negro em poder da iniciativa privada nos moldes propostos por Lobato. Uma estatal para explorar e as multinacionais para distribuir foi a saída encontrada pelo governo Vargas para nocautear o ideal lobatiano, se apropriando dele e o tornando rarefeito.

Por fim, este texto torna-se ainda mais pertinente para a história política e econômica do Brasil, neste momento em que o país – passadas algumas décadas – começa a privatizar,em moldes bem avessos aos de Lobato, os poços de pré-sal.



“A audácia desta Mulher”
Autora: Ana Maria Machado
Sinopse: A produção de uma novela ambientada no Rio de Janeiro do século XIX é o pretexto para esta leitura de Dom Casmurro. Durante as pesquisas necessárias à novela, a protagonista encontra um diário de uma menina da época. O mistério sobre a identidade da menina e a dúvida sobre o seu destino permeiam toda a trama, em que a personagem principal se vê diante de temas como o amor, o poder patriarcal e a ética.

Provas e Concorrência

Cursos de Graduação

CURSOS ITAPETINGA

CURSOS DE BACHARELADO

Química (com Atribuições Tecnológicas)
Ciências Biológicas
Engenharia de Alimentos
Engenharia Ambiental
Zootecnia

CURSOS DE LICENCIATURA

Química
Ciências Biológicas
Física
Pedagogia

CURSOS JEQUIÉ

CURSOS DE BACHARELADO

Química
Sistemas de Informação
Fisioterapia
Ciências Biológicas (Ênf. em Genética e Ecologia de Águas Continentais)
Enfermagem
Odontologia
Medicina
Fisioterapia
Farmácia
Enfermagem

CURSOS DE LICENCIATURA

Química
Educação Física
Ciências Biológicas
Letras (Hab. em Português e Literatura de Língua Portuguesa)
Pedagogia
Teatro
Dança
Matemática (com Enfoque em Informática)

CURSOS VITÓRIA DA CONQUISTA

CURSOS DE BACHARELADO

Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Agronomia
Engenharia Florestal
Administração
Ciências Contábeis
Economia
Comunicação
Direito
Medicina
Psicologia
Cinema e Audiovisual

CURSOS DE LICENCIATURA

Matemática
Física
Ciências Biológicas
Letras Vernáculas (Português e respectivas Literaturas)
Letras Modernas (Português/Inglês e respetivas Literaturas)
Geografia
História
Pedagogia
Filosofia
Ciências Sociais

Dúvidas mais Frequentes

1. Posso tentar uma vaga pelo Vestibular e depois pelo SiSU?
Sim. Os dois processos seletivos são independentes e os candidatos podem participar das duas seleções. Porém, só é possível realizar uma matrícula, caso seja aprovado nos dois processos.

2. O que preciso ter em mãos na hora da inscrição?
CPF, RG e comprovante de residência.

3. Onde me inscrever?
As inscrições só podem ser feitas pelo site do Vestibular, no menu Inscrições. Lembre-se, é preciso estar utilizando o navegador Mozilla Firefox.

4. Como imprimir a 2ª via do boleto?
No próprio sistema de inscrição é possível ter acesso à segunda via do boleto.

5. Fiz a inscrição, mas quero alterar o curso. Como faço?
Caso o candidato realize mais de uma inscrição, só será válida a última com pagamento efetuado.

6. Como saber o local de prova?
A escolha da cidade deve ser feita no ato de inscrição pelo candidato. Os locais de prova serão indicados no Cartão de Convocação, que poderá ser acessado no site da Uesb alguns dias antes das provas. Caso o candidato não consiga acessar o seu Cartão, é preciso entrar em contato com a Copeve.

7. Quais documentos é preciso levar para realizar a prova?
É obrigatória a apresentação de Carteira de Identidade original recente ou documento equivalente (carteira de habilitação, carteira de trabalho com foto, carteira funcional com foto, em que conste o número do RG) e o Comprovante de Inscrição.

8. Posso levar celular nos dias das provas?
Todos os equipamentos eletrônicos e/ou materiais não permitidos serão recolhidos e colocados em sacos plásticos transparentes e alocados embaixo da carteira do candidato. O celular deve ser entregue sem a bateria acoplada e, caso venha a tocar ou despertar, o candidato será ELIMINADO do Processo Seletivo.

9. Quais os horários de abertura do portão e começo de provas?
As provas começam às 8h10 e os portões serão abertos às 7h30. O candidato só poderá entrar no local de prova até às 8 horas.

10. Quais são as provas em cada dia?
Domingo,4: Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Redação, Língua Estrangeira e Matemática.
Segunda, 5: Ciências Humanas (Geografia, História e conhecimentos contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física Química e Biologia).

11. Quando saem os gabaritos?
O gabarito de cada prova será divulgado no site da Uesb até o fim do dia seguinte à realização da mesma.

12. Quando os candidatos da 2ª opção são convocados?
A 2ª opção feita pelo candidato só será considerada, em caso de convocação para matrícula, quando não houver candidatos classificados em 1ª opção para o curso.

13. Quais os critérios de desempate?
Em caso de igualdade de pontos entre os candidatos, será considerado o maior escore na prova de Redação. Permanecendo o empate, será observado o maior escore na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Ainda empatados, o maior escore no conjunto das provas define o candidato aprovado.

Todas as dúvidas referentes ao Vestibular podem ser esclarecidas pela Comissão Permanente de Vestibular pelo telefone (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, (77) 3261-8604, em Itapetinga, (73) 3528-9695, em Jequié, ou pelo email: vestibular@uesb.edu.br.

Como chegar? Onde ficar?

Itapetinga

Localização

Em breve…

Hospedagem

Hotel Del Rey
Rua Pastor Samuel Oliveira Santos, 84, Centro.
Telefone: (77) 3261-2103

Hotel Goitacaz
Praça Dairy Walley, 81, Centro.
Telefone: (77) 3262-1207

Hotel Morumbi
Travessa Ismênio Cardoso, 46-B, Quintas do Morumbi.
(77) 3261-7499

Pousada Central
Praça Augusto de Carvalho, 151, Centro.
Telefone: (77)3261-3659

Jequié

Localização

Em breve…

Hospedagem

Bizzon Inn Hotel
Praça Rui Barbosa, 37 – Centro
(73) 3527 5000

Germano’s Hotel
Rua Frederico Costa, 10 – Centro
(73) 3525 6211
www.germanoshotel.com.br

Hotel Encanto
Avenida Franz Gedeon, 27 – Centro
(73) 3525 8620

Hotel Real
Avenida Santa Luzia, 22 – BAIRRO
(73) 3525 2285

Hotel Rio Branco
Avenida Rio Branco, 939 – Centro
(73) 3525 9222

Itajubá Hotel
Praça Coronel João Borges, s/n – Centro
(73) 3527 8400
www.itajubahotel.com

Master Hotel Jequié
Avenida Lomanto Junior, 1119 – Joaquim Romão
(73) 3526 8484
www.masterhoteljequie.com.br

Vitória da Conquista

Localização

Em breve…

Hospedagem

Shalako Hotel:
Rua Siqueira Campos, 90 – Centro
(77) 3424-4049

Pousada da Conquista:
Rua BR 116 Km 857 Rodovia Rio-Bahia
(77) 3424-1206

Livramento Palace Hotel:
Avenida Expedicionários, 701
(77) 3086-9900

Hotel Fênix:
Rua 2 de Julho, 182 Centro
(77) 3424-3328

Hotel Livramento:
Praça Barão Do Rio Branco, 71
(77) 3086-1906 e 77 3424-1127