Brasão UESB/Governo da Bahia

Como ingressar em um curso de graduação na Uesb?

Graduação

Desde 2012, a Uesb seleciona seus estudantes de graduação por meio de dois processos seletivos: o Vestibular e o Sisu.

Fazer parte de uma universidade e poder realizar uma formação profissional de qualidade é o sonho de milhares de jovens e adultos. Dentro das instituições públicas, esse desejo se torna ainda maior com inúmeras possibilidades abertas pela educação, e ciência. Mas como ingressar em um curso de graduação?

Na Uesb, as opções presenciais de cursos de graduação (licenciaturas e bacharelados) abrem vagas por diversas modalidades. Para quem está buscando a formação pela primeira vez, os dois processos de seleção possíveis são o tradicional Vestibular da própria Instituição e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Nessa dupla possibilidade de ter acesso, Emily Moraes conquistou sua vaga. Vindo da Teixeira de Freitas (BA), a estudante cursa Enfermagem, no campus de Jequié, e conta que ingressar em uma universidade pública, em um curso da área de Saúde, sempre foi um sonho. Aprovada no Vestibular, ela também tentou uma vaga pelo Sisu. “Acredito que seja uma grande vantagem, uma vez que são duas maneiras distintas de adentrar na universidade. Assim, o estudante pode optar por aquela que mais tiver facilidade em se desenvolver e sobressair”, opina.

As tradicionais formas de acesso

Realizado desde 1981, o Vestibular Uesb acontece anualmente, com aplicação das provas nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Hoje, metade das vagas de cada curso são disponibilizadas neste processo seletivo, além de vagas adicionais para candidatos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Atualmente, são dois dias de provas, onde os estudantes respondem questões de disciplinas ministradas no Ensino Médio, como Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além disso, o Vestibular conta com projetos que buscam valorizar a cultura e a arte, nos quais livros e filmes são selecionados para que os candidatos leiam ou assistam e reflitam sobre diversas temáticas sociais.

“A gente considera que o Vestibular tem algumas características regionais. Para além de cumprir essa normatização do acesso aos cursos de graduação da Uesb, existem questões que envolvem planejamento e realização própria, em uma dinâmica importante de autonomia. Além disso, há uma grande movimentação nas cidades, impulsionando a questão econômica, por exemplo”, avalia o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Universidade.

A outra metade das vagas para todos os cursos de graduação é preenchida pelo Sisu. O Sistema utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio realizado sempre no ano anterior à seleção. Em 2011, a Uesb publicou a Resolução 55/2011, aderindo ao Sistema. No ano seguinte, o primeiro processo de seleção foi realizado pela Instituição.

Na época, a adesão ao Sisu contava com um incentivo do MEC através do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest). A proposta da iniciativa era realizar um repasse de recursos para serem investidos no desenvolvimento das ações de Assistência Estudantil.

“O Sisu democratizou o acesso. Antes dele, os estudantes não tinham a possibilidade de escolher uma instituição para além do seu local, da sua região, especialmente pelos custos. Além disso, da implantação do Sisu para cá, as universidades também tiveram, como foi o nosso caso, uma ampliação de suas políticas de permanência estudantil”, lembra o pró-reitor ao destacar a importância de não só possibilitar o acesso, mas garantir que o estudante possa concluir sua trajetória acadêmica na Universidade.

Com a implantação do Programa de Ações Afirmativas, cerca de 13 mil estudantes cotistas já ingressaram na Uesb.

Política de Ações Afirmativas

Em 2008, a Uesb aprovou a Resolução 36/2008, que implanta e regulamenta o Programa de Ações Afirmativas. Por ele, a Universidade assegura, entre outras coisas, o Sistema de Reserva de Vagas e as Cotas Adicionais. O primeiro é ofertado tanto no Vestibular como no Sisu, onde metade das vagas são destinadas a alunos de escolas públicas. Esse Sistema ainda estabelece uma parcela de vagas para pessoas que se autodeclarem negras (pretos e pardos), desde que também atendem ao critério social de origem escolar.

Já as Cotas Adicionais fazem parte do Vestibular da Instituição. Por meio delas, três vagas a mais são ofertadas em todos os 47 cursos de graduação da Uesb, direcionadas para candidatos quilombolas, indígenas e com deficiência (uma para cada grupo). “Essa política impacta, positivamente, o acesso e a configuração em nossos cursos de graduação. A manutenção da Uesb com as vagas adicionais no Vestibular reafirma o seu compromisso com a inclusão, com a acessibilidade, com a diversidade”, afirma Pereira.

Ana Paula Souza e Caroline Matos encontraram na seleção de portador de diploma uma porta para mudança profissional

Mudança de trajetória profissional

Ao longo da vida, muitos estudantes e profissionais decidem mudar de carreira ou, até mesmo, buscar uma formação complementar. É o caso de Ana Paula Souza e Caroline Matos. Atualmente, elas cursam Ciências Contábeis na Uesb e foi através de uma seleção especial para portadores de diploma que tiveram a oportunidade de traçar novos caminhos em suas histórias.

Em 2004, Ana Paula concluiu o curso de Administração. Em 2017, Caroline finalizou sua graduação em Engenharia Elétrica. Após serem aprovadas no processo seletivo de portador de diploma da Uesb, elas ampliam, agora, sua formação na área de Contabilidade. “A partir do 5° semestre, o curso de Engenharia Elétrica passou a não contemplar minhas expectativas e, à medida que a graduação avançava, eu me identificava menos com a área de atuação. A escolha por uma segunda graduação se deve a uma busca por uma realização profissional”, conta Caroline.

O desejo de continuar buscando novos aprendizados foi o que motivou Ana Paula nessa nova jornada. “Decidi fazer agora, depois de 20 anos, por estar com a vida mais tranquila, sem muitas preocupações. Minha motivação é gostar da área de Contábeis, que requer atualizações a todo momento, principalmente com relação a normas. Toda e qualquer educação terá sempre pontes a novos conhecimentos”, relata.

Em 2019, a regulamentação para seleção de candidatos que já possuem um diploma foi publicada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As vagas abertas são sempre oriundas das remanescentes dos procedimentos regulares de acesso inicial (Vestibular e Sisu). O processo de seleção é mais simplificado, utilizando o histórico escolar da primeira graduação do candidato somado a uma prova escrita, em formato de redação, com temas ligados à nova área desejada.

A mudança de curso também pode ser feita para quem ainda está na graduação. Através do processo de transferência interna e externa, alunos da Uesb e de outras Instituições de Ensino Superior podem fazer a troca de curso dentro da mesma área. O processo seletivo é, normalmente, aberto todo semestre, com realização de teste de conhecimento específico do curso pretendido pelo candidato.

É importante destacar que a transferência só é permitida entre cursos da mesma área. Caso o estudante curse Fisioterapia, por exemplo, ele só poderá tentar este processo seletivo para cursos como Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Medicina, Odontologia, entre outros listados na área de Ciências da Saúde. Toda a lista de áreas e os demais detalhes deste processo são regulamentados pelas Resoluções 48/2000 e 163/2000, publicadas pelo Consepe.

Agora que você conhece as principais formas de ingressar na Uesb, é hora de definir a melhor porta de entrada para a realização do seu sonho. É na universidade pública que o futuro de milhares de pessoas ganha direção por meio do conhecimento e da educação.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...