Como é corrigida a tão esperada prova de Redação?
Graduação
Uma das provas mais esperadas do Vestibular é a de Redação. As inúmeras possibilidades de temas e a necessidade de estar conectado com as questões pautadas cotidianamente em nossa sociedade são alguns dos pontos trabalhados durante o ano no preparo dos estudantes.
Neste ano, a Uesb trouxe “Ciência e tecnologia: acesso, benefícios e malefícios” como tema proposto. Com caráter dissertativo-argumentativo, os vestibulandos tiveram disponível uma coletânea de textos motivadores, em diversas linguagens, que serviram de base como a elaboração do texto.
“Ciência e tecnologia: acesso, benefícios e malefícios” foi o tema abordado no Vestibular Uesb 2019.
Professora de Redação no Programa Universidade Para Todos, Ana Clara Lopes destaca que o tema é bastante atual e presente em nosso dia a dia: “Hoje, não há como desvencilhar a nossa existência humana de uma existência científica e tecnológica. É algo inevitável e que só tem ganhado mais e mais amplitude. Por isso, deve-se pensar: o que a ciência e a tecnologia têm proporcionado às sociedades? Estaríamos nós sendo educados para lidar com a velocidade e o acesso ao conhecimento tecnocientífico?”.
A professora ressalta ainda a importância de trazer para a Redação uma contextualização com aspectos sociais, educacionais, culturais, comportamentais e econômicos. “As implicações negativas do avanço tecnológico, mais do que nunca, estão evidentes, o que, obviamente, amplia a discussão sobre o assunto, demonstra a relevância em pensarmos o relacionamento humano com esse conhecimento”, reflete.
Por estar muito próximo da realidade, inclusive de consumo, dos jovens, o tema proposta pode facilitar na elaboração de bons textos. “O ano de 2018 foi um ano em que se discutiu bastante questões relacionadas à ciência, à tecnologia, à informação e aos seus impactos sociais e ambientais – positivos e negativos. Os próprios seriados amplamente comentados (a exemplo da série britânica “Black Mirror”) estiveram excessivamente em pauta nas conversas entre os jovens”, lembra a a professora de Redação.
Com peso máximo na seleção de qualquer curso de graduação, a nota da Redação é uma das mais aguardadas pelos estudantes, podendo auxiliar no ingresso do aluno ou resultar em uma possível eliminação.
Itana Marques, diretora da Consultec, empresa que elabora e corrige as provas do Vestibular Uesb, explica que o primeiro aspecto cobrado é o entendimento do tema proposto. “É preciso que o candidato tenha muita cautela na leitura da proposição do tema. Existe uma proposta, os assuntos não são soltos, eles são vinculados a uma proposição e existe uma orientação, um direcionamento da forma e do que ele tem que abordar”, explica.
A fuga do tema proposto é um dos critérios que pode causar a eliminação do candidato, mas outros aspectos também são avaliados por uma equipe de professores especialistas em Língua Portuguesa, como: clareza de argumentação e senso crítico; seletividade de informação; criatividade e originalidade; e a utilização da norma da Língua Portuguesa.
Marques destaca ainda que a correção é feita de maneira holística, ou seja, considerando o texto como um todo, no plano do conteúdo e no plano da expressão. “Busca-se, ao máximo, dá um norte ao professor para que ele busque não o que ele crê ou que ele acredita, mas o que se estabelece. Por isso, as correções de Redação são feitas com linhas de abordagem pré-determinadas e definidas”, ressalta.