Sistema de Reserva de Vagas

Em 2008, a Uesb, por meio da Resolução 036/2008, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), criou o Programa de Ações Afirmativas, que inclui o Sistema de Reserva de Vagas Combinadas, com cotas adicionais. Já por meio da Resolução 037/2008, foi especificada de que forma são instituídas as reservas de vagas e as cotas adicionais na Universidade.

Desde então, das vagas disponibilizadas para o vestibular, nos três campi, metade é destinada à reserva de vagas. Nesse caso, há duas modalidades: a dos candidatos oriundos de escolas públicas que se declaram negros, para os quais são reservadas 70% das vagas; e a dos candidatos que estudaram o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas, mas não se declaram negros no ato da inscrição, que correspondem a 30% das vagas reservadas.

Há ainda as cotas adicionais, que correspondem ao acréscimo de uma vaga por curso para cada uma das seguintes modalidades: indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.