Filmes

Menino 23: infâncias perdidas no Brasil
Ano: 2016
Direção: Belisario Franca
Duração: 80 minutos
Gênero: Documentário
País: Brasil
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse
Em 1998, o historiador Sidney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Essa informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. O filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas: nos anos 1930, empresários brasileiros ligados ao pensamento eugenista removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para anos de escravidão e isolamento nessa fazenda no interior de São Paulo onde os tijolos foram encontrados.

Era o Hotel Cambridge
Ano: 2016
Direção: Eliane Caffé
Duração: 93 minutos
Gênero: Ficção
País: Brasil
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse
O longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

Os Miseráveis (versão de 1935)
Ano: 1935
Direção: Richard Boleslawski
Duração: 110 minutos
Gênero: Ficção
País: Estados Unidos
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse
No tribunal de Faverolles, França, Jean Valjean é condenado à prisão por roubar um pedaço de pão para sua família. Depois de anos na prisão, Valjean tenta se adaptar à vida de homem livre, mas percebe que muitos não o perdoam pelo seu passado. Baseado no clássico da literatura escrito por Victor Hugo.