Vila da Ciência

O Clube de Ciências inicia suas atividades na UESB

No dia 07 de maio de 2016 o Clube de Ciências do LADIQ/Vila da Ciência iniciou suas atividades na UESB, com a participação dos bolsistas de Iniciação Científica Junior, dos seus pais e dos tutores responsáveis pela orientação dos projetos.

Ainda sem nome (os próprios alunos que irão escolher o nome do clube ainda esta semana), o Clube de Ciências surgiu com o intuito de promover o interesse dos jovens pela Ciência e sua prática, entendendo-a como construção humana, bem como incentivar a curiosidade e a busca por soluções de problemas locais. Os participantes foram selecionados entre os estudantes premiados na Vila da Ciência 2015, nas categorias Ensino Fundamental e Médio/Técnico. Estes estudantes estão recebendo uma bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq e desenvolverão projetos para apresentar na Vila da Ciência 2016.

Neste primeiro encontro na UESB, os membros e os pais que os acompanharam participaram de um seminário sobre Geociências com o professor Luciano Artemio, um dos consultores do Clube de Ciências. Nessa oportunidade, os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor sobre o que as Geociências estudam, suas possibilidades de pesquisa e o que a UESB produz em termos de conhecimento na área. Tiveram contato com minerais, meteoritos e fósseis de animais pré-históricos encontrados na região de Jequié. Todos ficaram encantados e impressionados com o que viram, pois desconheciam que se fizesse esse tipo de trabalho aqui em Jequié. Imaginavam que estudos assim estivessem mais distantes de sua realidade.

Os membros do Clube ainda participarão de seminários como este com consultores nas áreas de Física, Química e Biologia e, paralelamente, estarão desenvolvendo seus projetos com seus tutores e com o monitor.

Coordenação do Clube:

• Profa. Siméia dos Santos Cerqueira

Monitor:

• Noel Barbosa da Silva (Licenciando em Biologia)

Bolsistas:

• Carlos Roberto Veiga de Jesus
  • Ezequiel da Silva Oliveira
  • Laiza Silva Santos
  • Pedro Henrique dos Santos Melo
  • Tamires Santos de Jesus

Tutores:

• Profa. Eliana Sardinha da Silva (Centro Educacional Presidente Médici)