O entretenimento no jornal impresso: discursos e cenografias

O entretenimento no jornal impresso: discursos e cenografias

Autor: Marcus Antônio Assis Lima

161p. ISBN
978-85-7985-148-3
1ª edição: 2020
R$ Acesso livre

No âmbito da Teoria Semiolinguística, este e-book apresenta um original estudo discursivo da diversão no jornal impresso, descrevendo os modos de organização e os procedimentos mobilizados pelas cruzadas, pelos quadrinhos e pelo horóscopo. Levando em conta o surgimento do entretenimento no jornal impresso – como institucionalizou-se e seus modos de funcionamento –, o autor oferece um panorama do entretenimento no jornal Folha de São Paulo no período de 1960 a 2004, que apreende a dinâmica da diversão no seu engendramento institucional e textual, guiando-se pelo conceito de “contrato de diversão”. O mapeamento que resulta desta análise, assim como a problematização sobre as diversas instâncias inscritas nas cruzadas, nos quadrinhos e no horóscopo que perpassa todo o texto, atestam os movimentos por meio dos quais a significação discursiva é forjada. Esta obra é um bom exemplo do que a interdisciplinaridade pode gerar em termos de um patamar de análise do dispositivo midiático capaz de abarcar a sua potência. Tanto melhor para os estudos do jornalismo e os estudos linguísticos, cujo diálogo permitem apear como o tecido social é discursivamente arquitetado.

BAIXAR/DOWNLOAD