06 de dezembro de 2024
Vitória da Conquista - BA
A publicação do livro intitulado “Educação e pesquisa: caminho para a formação académica e sócio-profissional no processo de ensino e aprendizagem” resulta de um conjunto de ações coletivas que têm sido realizadas em parceria entre pesquisadores...
164p. 15x22cm.
1ª edição: 2023
R$ Acesso livre
A avaliação da aprendizagem pode ser vista e refletida, por meio de investigação de sentidos, via obras de arte? Ao nosso ver, ela é um componente do processo ensino- aprendizagem que exige criação, sentimento, análise e reflexão, sendo uma atividade complexa que faz parte das relações escolares, do cotidiano do estudante e do professor. Por isso, acreditamos que abertura da sensibilidade e, sobretudo, o despertar para as possibilidades da ética e da estética, em que a importância das emoções e a qualidade dos desejos constituem a liga e a cor coletiva. Nossa compreensão é que não somos detentores do saber, que não podemos forçar a aprendizagem, todavia, podemos proporcionar um deslocamento para facilitar uma visão diferenciada, uma visão de um lugar possível a partir do encorajamento. E, acreditamos ainda que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 27). Neste sentido, propomos um estudo que refletisse acerca da avaliação da aprendizagem, sob a perspectiva que defendia Freire (1997, p.131), quando afirma que “[…] lutar em favor da compreensão e da prática da avaliação enquanto instrumento de apreciação do que fazer de sujeitos críticos a serviço, por isso mesmo, da libertação e não da domesticação. Avaliação em que se estimule o ‘falar-a’ como caminho do ‘falar-com”.