Entre escritos e eventos: Gilberto Freyre e o congresso Brasileiro

978-65-87106-13-7
1ª edição: 2020
R$ Acesso Livre

Em 1934, um ano depois do lançamento do livro Casa Grande & Senzala, o intelectual Gilberto Freyre organizou o 1º Congresso Afro-Brasileiro, na cidade do Recife. O encontro é um marco importante nas disputas discursivas em torno da questão do negro e do mestiço na história brasileira, uma vez que a década de 1930 representou um divisor de águas no (re)posicionamento político dos conceitos de raça e cultura, bem como na afirmação de uma identidade nacional. Na ocasião, estiveram reunidos em Pernambuco intelectuais, artistas, estudantes, cozinheiras, rainhas de maracatú, babalorixás, ialorixás e militantes sociais que foram responsáveis por uma ampla e diversificada programação a partir de exposições artísticas, concerto de música, jantar típico, saídas de campo e debates acadêmicos. Desta forma, este livro analisa a historicidade dos significados articulados nos diferentes discursos produzidos para este evento, assim como procura perceber de que forma foram mobilizadas as experiências e expectativas relacionados a um processo de afirmação étnico/racial/nacional  naquele contexto.

BAIXAR/DOWNLOAD