Colóquio 2024
INSCRIÇÕES E NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS – 2024

NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO E INSCRIÇÃO DE COMUNICAÇÃO
CIENTÍFICA

NORMAS DE SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS – ARQUIVOS

1 – A submissão de comunicação científica será realizada por meio de um resumo ampliado/expandido, que poderá ser submetido e apresentado em português ou em espanhol.

 

2 – A comunicação científica deve ser resultado de pesquisa concluída ou em andamento. Não serão aceitos relatos de experiência.

 

3 – O resumo ampliado/expandido deverá conter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Título, Identificação dos autores, Texto, Tabelas, Figuras e Referências.

 

3.1 Os resumos devem ser enviados em formato de editor de textos Word 1997-2003, com as seguintes diretrizes:
● Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
● Margens: superior e inferior 2,5 cm; direita e esquerda 3,0 cm
● Fonte Times New Roman tamanho 12
● Espaço entrelinhas de 1,5
● Alinhamento justificado
● As páginas não deverão ser numeradas
● As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT/NBR 10520

 

3.2 O título da comunicação científica deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos/as autores/as serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição, país de origem e pelo endereço eletrônico dos/as autores/as.

 

4 – O resumo expandido/ampliado deverá conter: Introdução; Metodologia; Resultados e discussões; Tabelas e Figuras (quando couber); Conclusão; Palavras-chave e Referências.
● A Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma explícita, utilizando-se de revisão de literatura.
● A Metodologia deve ser concisa e suficientemente explícita, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.
● Os Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura
● As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
● As Conclusões devem ser elaboradas com base nos objetivos e resultados do estudo.
● As Palavras-chave serão no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula, colocadas na mesma linha. Devem aparecer logo após a Conclusão e dela separada por um espaço.
● Nas Referências serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Observações importantes
● As apresentações e discussões das Comunicações Científicas ocorrerão de modo presencial. Os casos em caráter excepcional serão avaliados pela Coordenação do evento.
● A quantidade máxima de autores/as permitida por resumo é de, no máximo 3 (três), sendo que cada autor(a) poderá submeter até 5 (cinco) trabalhos, sendo 01 (um) na condição de autor(a) e 04 (quatro) como co-autor/a. Os/As discentes de graduação somente poderão inscrever comunicação científica com seu/sua orientador/a;
● Havendo mais de um(a) autor(a), os arquivos deverão ser anexados apenas por um/a dos/as autores/as;
● Os textos somente serão avaliados mediante a comprovação do pagamento da taxa de inscrição por todos/as os/as autores/as;
● No ato de inscrição o/a autor/a deverá indicar 03 (três) Colóquios Temáticos, conforme a ordem hierárquica de sua preferência. A avaliação, a aceitação e a eliminação de comunicação científica dentro do Colóquio Temático são de responsabilidade dos/as coordenadores/as de cada colóquio;
● Só serão aceitos os textos que atenderem às normas estabelecidas;
● O/A proponente, cuja comunicação científica não for aceita, terão assegurada a sua inscrição como ouvinte. A taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma circunstância.

 

Link para inscrição de Submissão de Comunicação Científica clique aqui

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