O Museu

O  Museu Pedagógico foi implantado em 1999 e tem se consolidado  enquanto espaço destinado não somente à pesquisa, mas também à extensão, por meio de ações desenvolvidas por seus multidisciplinares grupos de estudos e de pesquisas. Esses grupos correlacionam temas como Memória e História da Educação a partir de enfoques interdisciplinares e têm proporcionado a investigação e a sistematização do conhecimento produzido. Em termos didáticos, têm fundamentado mediante múltiplas concepções de educação e práticas sociais, o que tem se tornado a própria razão de existência do MP.

Além disso, o Museu Pedagógico, também tem fortalecido seus grupos de estudos, por meio de grupos associados e parcerias diversificadas: (HISTEDBR – UNICAMP; Arquivo Público da Bahia; Instituto Federal da Bahia – IFET; Grupo de Estudos Memória, Cultura e Desenvolvimento – Janela Indiscreta – UESB/UFBA); convênios nacionais (PQI-CAPES, PROCAD-CAPES, UNICAMP/UESB/UNEB/UFSCAR/PUC-SP) e internacionais (CAFP-BA/CAPES, envolvendo o Brasil e a Argentina; CIFEX/USC-ESPANHA, UCM-ESPANHA) e também por meio de projetos de pesquisa aprovados: O Museu Pedagógico na Escola (FAPESB, UESB), Revisitando o Projeto Columbia University (FAPESB, UESB); e extensão: “Preservando o patrimônio cultural e educacional da região do Centro Sul da Bahia: O Centro de Documentação do Museu Pedagógico (PROEXT 2010 – MEC)”.

Constituindo-se, dessa forma, como um lugar da memória e da história, o Museu Pedagógico da UESB persiste dando lastro aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação, Cultura e Memória e Especialização em: Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, como também ao curso de Pós-graduação Stricto Sensu multidisciplinar em Memória: Linguagem e Sociedade, juntamente com o Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UESB.

Além disso, o MP também organiza seu “Centro de Documentação Albertina de Lima Vasconcelos”, composto de uma biblioteca, uma sala que abriga um acervo de escolas extintas (Convênio com a SEC-BA/DIREC-20), uma sala de catalogação e organização das fontes, priorizando, dessa forma, a organização de fontes documentais primárias, cartográficas, iconográficas, fílmicas, sonoras, literárias, estatísticas, bibliográficas, sejam elas orais, escritas ou imagéticas. O intuito dessa perspectiva é possibilitar diferentes olhares e leituras interdisciplinares sobre a Educação, encarando a concepção de Museu enquanto lugar vivo e dinâmico, mantido, sobretudo, pelo princípio multidisciplinar/interdisciplinar cada vez mais consolidado enquanto espaço de socialização com o público acadêmico e à comunidade geral.

Objetivos

* Preservar e divulgar fontes documentais que testemunhem a História da Educação e das ciências na região Centro-Sul da Bahia;
* Propiciar à comunidade acadêmica o acesso a fontes historiográfi-cas, seu manuseio, catalogação, visualização do acervo bibliográfico correspondente aos diversos saberes que dão sustentação e sentido à educação, nas várias áreas do conhecimento em seu processo inter/transdisciplinar;
* Identificar espaços de guarda de documentos que retratem a educação no Centro-sul da Bahia nos seus diversos aspectos, de forma a estabelecer permanente olhar e interpretação sobre a trajetória e história dos saberes;
* Viabilizar a idéia de Museu como espaço vivo de defesa e proteção do patrimônio cultural, respeito à liberdade de expressão, da crítica e das várias formas de linguagem que expressam as teorias do conhecimento sobre a educação e a história.

Projetos 

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia