Campus de Vitória da Conquista, 09 de maio de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

Pesquisadores do PPGMLS realizam doutorado-sanduíche em universidades de Portugal, Espanha e Itália

8 de janeiro de 2018

Em 2017 e 2018, cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) ampliaram suas formações em universidades em Lisboa e no Porto (Portugal), em Santiago de Compostela (Espanha) e em Roma (Itália).  Os pesquisadores foram contemplados com bolsas do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).

Mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PDSE tem como principal objetivo apoiar a formação de pesquisadores por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado-sanduíche no exterior às instituições de ensino superior com cursos de doutorado reconhecidos pela CAPES.
capes-PDSE

No primeiro semestre de 2017, dois doutorandos do PPGMLS estiveram em Portugal: Jerry Santos Guimarães,  que realizou seu estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa, e Carlos Nássaro Araújo da Paixão, na Universidade do Porto.

No segundo semestre de 2017, o doutorando Joslan Santos Sampaio esteve na Università degli Studi Roma Tre, na Itália. A doutoranda Zoraide Vieira Cruz está na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Também está na Universidade de Santiago de Compostela a doutoranda Rita de Cássia Barbosa de Sousa, cujo estágio de doutorado-sanduíche, iniciado em novembro de 2017, vai até fevereiro de 2018.

Desde 2014, o PPGMLS mantém bolsas de doutorado-sanduíche para viagens de estudo e pesquisa de seus alunos a universidades localizadas, sobretudo, na América Latina e na Europa. Sob a supervisão de um coorientador no exterior, os doutorandos têm a oportunidade de pesquisar em centros de referência, atualizar seus conhecimentos e incorporar novos modelos de gestão da pesquisa acadêmica. Além disso, a internacionalização de suas pesquisas proporciona maior visibilidade internacional à produção científica realizada no Brasil.

Segundo a coordenadora do PPGMLS, Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva, “a bolsa de doutorado-sanduíche viabiliza a mobilidade de pesquisadores do PPGMLS para universidades estrangeiras, propiciando também: a participação mais efetiva de alunos e professores em eventos internacionais; financiamentos bi/multilaterais; estabelecimento de convênios acadêmicos internacionais; incentivo à publicação de artigos científicos com colaboração internacional e também em periódicos internacionais; e incentivo à criação de grupos de pesquisas transnacionais”.

Telefone:

Endereço: