Alfabetização e(m) debate: questões para a formação inicial e continuada do professor

Organizadoras: Angela Maria Gusmão Santos Martins e Fernanda de Castro Modl

156p. 15 x 22cm. ISBN
978-85-7985-130-8
1ª edição: 2018
R$ 35,00

Mesmo diante de vastas pesquisas cujo enfoque é a alfabetização e o letramento, de ações escolares voltadas para o entendimento do texto, sob a perspectiva da enunciação, considerando os interlocutores, a pluralidade de gêneros e os contextos de circulação, a questão do analfabetismo no Brasil ainda nos impõe a urgência do debate, da reflexão. Na intenção de fomentar a discussão, de entrecruzar pontos de vista e de propor caminhos possíveis para o aprimoramento da língua(gem), os autores/pesquisadores deste livro nos oferecem dados para a ressignificação da prática escolar. Através da publicização de suas experiências, a temática é revisitada, ganha novos contornos, evidenciam-se novas facetas, e, dessa forma, instaura-se um processo de produção compartilhada do conhecimento, o convite para (re)avaliar o objeto língua(gem) se estende para todo aquele sujeito interessado em corroborar para uma educação crítica, transformadora. Daí a importância de dar vazão as vozes e fazê-las ecoar em cada esfera formativa, a fim de que o aluno consiga utilizar satisfatoriamente textos nas diversas práticas sociais das quais participa.