Luzes do saber aos sertões: memória e representações da Escola Normal de Vitória da Conquista

Autora: Geísa Mendes Flores

155p. 15x21cm. ISBN
85-88505-17-7
1ª edição - 2004
R$ 15,00

O livro analisa uma instituição de ensino bastante emblemática de Vitória da Conquista – a Escola Normal –, bem como seu papel na configuração de representações e seus efeitos no imaginário da cidade e na constituição da identidade do grupo que participou das atividades ali desenvolvidas. A abordagem pauta-se nas categorias memória e representações e apresenta a leitura de discursos, símbolos, emblemas e ritos que, articulados, atuaram na construção/manutenção de representações que permanecem, carregadas de sentidos, na memória coletiva de um grupo social.