ACUADOS

ACUADOS

Autor: Roberto Paulo Machado Lopes

316p. 15 x 22cm. ISBN
978-65-87106-09-0
1ª edição: 2020
R$ 45,00

Romance vencedor do Concurso de Obras Artístico-Literárias da UESB – Prêmio Professora Zélia Saldanha (Edital Nº 079/2019)

As evidências do acerto não bastaram para ensombrar a dubiedade de Tertulino Migdone quando partiu de Brejo Alto rumo ao desconhecido. Ergueram nos tabuleiros da Paineira uma vila, lá vivenciaram a dureza do recato arraigado e a leveza da desambição. Suportaram o fazer efêmero e o desfazer sem fim nas estiagens, nos desterros, nas colheitas da morte, na inutilidade da glória e no avançar dos tempos violando as lembranças longínquas.
O autor invade mentes e adentra corações em um período não muito distante para adivinhar as sensações de quem viveu nos sertões esquecidos entre o início e o fim do século vinte. Foram indiferentes às guerras e às revoluções, mas foram vencidos pela modernidade. A modernice impôs a ruptura com o passado e tornou o epílogo de suas vidas o maior dos calvários; um dia a mais não era somado aos já vividos, servia para encurtar o tempo até o dia da morte.