Volume 11 Edição Especial 2020

4ª Mostra de Trabalhos dos Cursos de Especialização (MTCE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa (Editorial)


O Estágio Supervisionado como inserção na carreira docente: Um estudo com egressos de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química 

The Supervised Internship as an insertion in the teaching career: A study with graduates from a degree course in Natural Sciences with a Chemistry Degree 

Soleny Canuto de Lima, Edimarcio Francisco da Rocha, Ana Claudia Tasinaffo Alves

Texto Completo

 



Análise da divulgação científica realizada por algumas páginas do Facebook 

Analysis of scientific dissemination carried out by some Facebook pages

Sérgio Ramos de Sousa, Milton Fantinell Junior, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 


Licenciados sim, professores não! Estudo com egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do IFMT Campus Confresa 

Graduates yes, teachers no! Study with graduates of the Degree in Natural Sciences with Qualification in Chemistry at the IFMT Campus Confresa 

Cleidiane Rodrigues Gomes Cunha, Thiago Beirigo Lopes, Ana Claudia Tasinaffo Alves

Texto Completo

 



Estratégias e materiais didáticos utilizados pelos professores de Ciências da Natureza da Escola Estadual Elias Bento em Canabrava do Norte/MT 

Strategies and teaching materials used by teachers of Natural Sciences at the State School Elias Bento in Canabrava do Norte/MT 

Erica Sena Dorta Metke, Kellen Cristhina Inácio Sousa, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 



Avaliação Participativa no Ensino Superior: Vivências nos Processos de Ensino e Aprendizagem 

Participatory Evaluation in Higher Education: Experiences in the Teaching and Learning Processes 

Jéssica de Oliveira Andrade Borges, Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Patrícia Pereira da Silva

Texto Completo

 


Abordagem da Educação Ambiental nos Livros Didáticos de Biologia utilizados no 1º ano do Ensino Médio na escola estadual de Alto Boa Vista-MT

Approach to Environmental Education in Biology Textbooks Used in the ist Year of High School at the State School of Alto Boa Vista-MT

Railoane de Sousa Louzeiro, Cristine Moraes dos Anjos

Texto Completo

 



Levantamento da produção científica sobre Educação Ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental nos periódicos Ambiente & Educação e Pesquisa em Educação Ambiental (2014-2018) 

Survey of scientific production on Environmental Education in the final years of Elementary Education in the journals Ambiente & Educação and Pesquisa em Educação Ambiental (2014-2018) 

Ana Paula Dias de Jesus Santana, Ana Cristina Alves de Almeida, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 



Concepções dos moradores da Agrovila Lumiar em Confresa/MT sobre o lixo doméstico 

Conceptions of residents of Agrovila Lumiar in Confresa/MT about domestic waste 

Elizete Pinto Cirqueira, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 


Contextualização no Ensino de Química: ações motivadoras para estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública mato-grossense 

Contextualization in the Teaching of Chemistry: motivating actions for students of the 1st year of High School in a public school in Mato Grosso 

Ellen Leticia Alves Vasconcelos, Ana Cláudia Tasinaffo Alves

Texto Completo

 



A importância da água para os moradores da Agrovila Lumiar em Confresa/MT 

The importance of the water for Agrovila Lumiar residents Lumiar in Confresa/MT 

Marines Carneiro Cezar, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 



Ensino de Ciências e de Química na EJA: um levantamento de produções na biblioteca eletrônica Scielo e na Revista QNEsc 2005-2019 

Teaching Science and Chemistry at YAE: a survey of productions in the Scielo electronic library and in the QNEsc Magazine 2005-2019 

Edileise Bandeira de Jesus, Ana Claudia Tasinaffo Alves

Texto Completo

 



Produção científica sobre o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos publicada entre 2015 a 2019 na revista Química Nova na Escola

Scientific production on the teaching of chemistry in Younth and Adult Educantion published between 2015 to 2019 in the jornal Química Nova na Escola 

Paulo Cezar de Carvalho, Geisa Pires da Silva, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 


O Ensino de Ciências para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso 

Science education for students of youth and adults: a case study 

Aurinete Vieira Lima da Fonseca, Aldemira Ferreira da Silva

Texto Completo

 



Concepções de concluintes do Ensino Médio de uma escola pública em Mato Grosso sobre esteroides anabolizantes 

Conceptions of High School graduates from a public school in Mato Grosso about anabolic steroids 

Rosany Barreiras de Souza, Marcelo Franco Leão

Texto Completo

 


Percepções dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental acerca dos experimentos realizados na disciplina de Ciências em uma escola estadual de Confresa/MT 

Perceptions of 9th grade students about the experiments carried out in the Science discipline at a state school in Confresa / MT 

Rizia Rosa Silva, Ana Claudia Tasinaffo Alves

Texto Completo