Projetos desenvolvidos na Graduação

Ana Flávia Almeida Santana

Curso: Graduação em História (UESB)

Título: Cartas da imperatriz Leopoldina: atuação política, independência e constituição do Império brasileiro

Resumo: Este trabalho pretende estudar a Independência do Brasil de 1822 e a constituição do Império brasileiro, através da atuação de D. Leopoldina, tendo como fontes de pesquisa mais de 300 cartas escritas e trocadas por ela. Importante figura histórica, foi integrante da família Habsburgo da Áustria, significativo Império no contexto político europeu do século XIX. No trabalho, busco discutir suas atuações políticas e analiso a partir do conceito de patriarcado, de que forma sua história foi enclausurada ao âmbito familiar e matrimonial.

Palavras-chave: História das mulheres. Independência do Brasil. Patriarcado.

Situação: Concluído

 

Beatriz Almeida Lima

Curso: Graduação em História (UESB)

Título: Artemisia Gentileschi e a representação feminina: Um olhar sobre o feminino na Itália do século XVI – XVII;

Resumo: O projeto monográfico apresentado tem como foco a análise das representações femininas nas obras da pintora italiana Artemisia Gentileschi, uma das figuras mais importantes do período barroco. O trabalho busca compreender como as influências da religião cristã contribuíram para a subordinação e desvalorização das mulheres, especialmente no campo das artes, durante os séculos XVI e XVII. O objetivo central é investigar como Artemisia, por meio de suas pinturas, desafiou as normas patriarcais da época, oferecendo um olhar único sobre o papel das mulheres na sociedade e na arte. O projeto se propõe a analisar, de forma específica, a influência da religião cristã na construção do papel social das mulheres e a inserção feminina no meio artístico europeu do período. Além disso, examina as diferenças nas representações femininas nas artes, destacando homologias e rupturas em relação à imagem tradicional das mulheres. A pesquisa também explora as possíveis perspectivas de gênero nas obras de Artemísia, dialogando com teorias feministas que enfatizam o impacto do patriarcado e do capitalismo na perpetuação da desigualdade de gênero. Com base no materialismo histórico e dialético, a pesquisa utiliza um arcabouço teórico fundamentado nos estudos feministas e nas teorias de gênero. Esse enfoque considera as relações de poder e hierarquia impostas às mulheres, conectando-as às dinâmicas econômicas e sociais da época. A metodologia inclui a análise das obras de Artemísia sob essa perspectiva crítica, visando desvendar como suas representações femininas refletem e contestam as estruturas opressivas de seu tempo. Esse estudo é relevante para os debates contemporâneos sobre gênero e história da arte, destacando Artemisia Gentileschi não apenas como uma artista excepcional, mas como uma pioneira que, por meio de sua produção artística, desafiou as narrativas dominantes e ofereceu uma visão empoderada do feminino. Dessa forma, o projeto busca contribuir para uma compreensão mais ampla e crítica das representações femininas na história.

Palavras-chaves: Representações. Artemisia. Feminino. Renascença. 

Situação: em andamento

 

Breno Silva Teixeira

Curso: Graduação em História (UESB)

Título: Alfred, o grande e a Anglo-Saxônia do século IX: o constructo do monarca ideal na construção do Estado no reino de Wessex; 

Resumo: Esse trabalho tem como objetivo traçar como a legitimação real de Alfred, o Grande, na Anglo-saxônia do século IX, corroborou com o processo de constituição do Estado. Alfred assume o trono de Wessex em um contexto bélico marcado pelos conflitos entre os povos anglo-saxões e os povos daneses. Desse modo, há um esforço dos cronistas em demonstrar sua imagem como a de um rei guerreiro, capaz de defender o seu povo; rei cristão, que desde pequeno se dedica a seguir os preceitos da fé; além de um rei sábio, que toma as melhores decisões para gerir o seu reino. Com base nessas afirmações, mesmo os cronistas constatando que há um processo de consolidação estatal centralizado, na prática há uma formação estatal segmentária que está dialeticamente interligada com as relações sociais de produção, na qual há uma articulação da monarquia (como poder central) para favorecer o domínio da classe aristocrata (poder local) em relação aos camponeses. 

Palavras-chaves: Estado na Alta Idade Média. Medievo anglo-saxônico. Alfred, o Grande. Aristocracia. 


Claudenia dos Santos Ferraz

Curso: Graduação em História (UESB)

Título: As condições sociais das mulheres e o “amálgama conjugal” no Reino Visigodo: entre a insubmissão e o controle (séculos VI e VII); 

Resumo: A partir da análise dos cânones dos Concílios hispano-visigóticos dos séculos VI e VII e balizado pelo Materialismo Histórico e Dialético, desenvolvemos no presente estudo, uma investigação sobre os atos de insubmissão e as tentativas de controle das mulheres no Reino Visigodo. Nesta perspectiva, buscamos compreender o processo de controle do feminino pela Igreja Cristã. Para tal, articulamos a categoria analítica amálgama conjugal, formulado pela antropóloga e feminista materialista Paola Tabet, com a concretude do Reino Visigodo. A fim de entender as contradições e conflitos que caracterizaram o complexo do Patriarcado naquela sociedade. Tendo em vista que as atas conciliares eram elaboradas em resposta às necessidades de normas e demandas regionais, partimos da hipótese de que a regulamentação e proibição de determinadas práticas desempenhadas pelas mulheres, expressa um processo de controle destas. Nessa via, empregamos o conceito de amálgama conjugal para analisar esse processo, perscrutando em que medida as determinações manifestas no corpus normativo conciliar acerca de procederes como o adultério, o casamento, a virgindade e a castidade, evidenciam a apropriação e exploração do trabalho procriador, sexual e emocional destas, legitimando a sua realização apenas dentro do matrimônio. Contudo, essas mesmas condutas que os grupos dominantes buscavam condenar e punir demonstra que as mulheres encontravam formas de subverter as normas impostas por aquela sociedade, considerando as suas possibilidades concretas dentro da estrutura patriarcal que estavam inseridas; 

Palavras-chaves: Reino Visigodo; Mulheres; Relações patriarcais de gênero; Amálgama Conjugal; Insubmissão.

 

Caio Gabriel Barbosa Nascimento

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0375042604391512

Título: LGBTs e o teatro em Vitória da Conquista: a construção de uma identidade dissidente

Resumo: Esta pesquisa tem como intuito fazer um levantamento da inserção de pessoas LGBT+ no teatro de Vitória da Conquista para analisar o impacto da arte cênico cultural na construção de uma identidade dissidente, juntamente com seu o reconhecimento enquanto classe a partir do contato com seus pares. Para atingir tais objetivos, pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa com artistas que fazem e fizeram parte do Grupo Teatral Apodío durante os anos de 2016 a 2024, por meio de entrevistas semi-estruturadas, para colher dados da realidade socioeconômica, de gênero e identificação étnico-racial que compõe o Grupo. Para compreender a formação social do Gênero e Sexualidade, bem como o fator regularizante da norma hetoressexual que vem controlando a expressão social, sexual e divisão do trabalho na manutenção da vida, assim como a expressão teatral enquanto movimento político, é utilizado como base teórica desta pesquisa o Teatro do Oprimido (Boal, 1975), a obra “Sexualidade e Socialismo” (Wolf, 2021) e A Teoria da Reprodução Social (Bhattacharya, 2023) (org.) [2017].

Palavras-chaves: Teatro. Gênero. Sexualidade. Teatro do Oprimido.

Situação: em andamento

 

Cleisson Barreto Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0826675319193349

Título: A economia nos sertões da Bahia na segunda metade do século XIX e início do século XX: Apontamentos sobre a historiografia recente O presente trabalho discute a produção historiográfica acerca da produção econômica nos sertões baianos, no final do século XIX e início do seguinte. No fim do Século XX, Fragoso e Florentino (1997) destacaram a queda nas pesquisas acadêmicas no campo da história econômica e posteriormente por um momento com o ressurgimento de novos trabalhos que buscam discutir a dinâmica econômica brasileira ao longo das décadas. Neste sentido, apresentaremos algumas dessas novas produções, em especial sobre os sertões baianos em um momento de mudanças significativas no país. Os trabalhos de Miguel(2000) e Novais(2008) sobre o Sertão da Ressaca e os de Santos (2014) e Ramos (2016) sobre o Alto Sertão baiano, demonstram uma pungência na produção de diversas culturas, a comercialização de diversos produtos para exportação e também o comércio de produtos nacionais e internacionais nas vilas e povoados sertanejos. Além disso, os trabalhos analisados, demonstram também uma articulação importante dos fazendeiros e agentes comerciais de várias localidades, o que se opõe à visão de um sertão isolado de outras localidades.

Palavras-chave: Bahia. Debate Historiográfico. História Econômica. Sertões.

Situação: Concluída

 

Daiana Oliveira da Silva Sousa

Curso: Graduação em História (UESB)

Título: O sonho do eu lírico e a resistência cotidiana na literatura de Carolina Maria de Jesus: Uma análise a partir do quarto de despejo (1960); 

Resumo: Carolina foi uma mulher preta e pobre que alcançou popularidade a partir da publicação  do livro Quarto de Despejo, onde evidencia, a partir de vários personagens, a vida na favela  do Canindé, em São Paulo. O livro teve um grande sucesso e a partir de suas vendas a autora conseguiu se mudar da favela com seus três filhos. Contudo, mesmo com o primeiro sucesso e a publicação de novos livros, a autora foi perdendo cada vez mais espaço na mídia. Assim,  quando Carolina faleceu estava praticamente desconhecida. Esta monografia objetiva discutir as dissertações de História, produzidas entre 2014 e 2021, disponíveis na plataforma Capes, com foco nos trabalhos sobre Carolina Maria de Jesus; analisar o caráter de resistência contido em Quarto de Despejo. Os objetivos específicos são: analisar, a partir do primeiro capítulo, o contexto socioeconômico e histórico no qual Carolina Maria de Jesus estava inserida; apresentar, no segundo capítulo, a produção acadêmica brasileira sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, na área de História, entre 2014 e 2021, a fim de destacar os temas prevalecentes e, por último, refletir sobre a escrita de Carolina Maria de Jesus na fonte Quarto de Despejo,  associando sua escrita à atividade de resistência a partir da crítica literária marxista. Para análise  da fonte será utilizada como base a polifonia da teoria bakhtiniana. 

Palavras-chaves: Carolina Maria de Jesus. Quarto de despejo. Resistência.

 

Felipe Souza Bonfim

Título: O ensino de sociologia no Ensino Médio e a implementação da lei no 10.639/2003: perspectivas de professores(as) de uma escola pública de Vitória da Conquista – BA

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a perspectiva de professores(as) de Sociologia, de uma escola pública de Vitória da Conquista/BA, sobre a educação para as relações étnico-raciais e os processos de implementação da Lei no 10.639/2003 no ensino de Sociologia. O referencial teórico da pesquisa foi construído em diálogo com os estudiosos do campo das relações raciais, a exemplo Moura (1983, 1990), Guimarães (1996), Schwarcz (1993), Santos (2005), Domingues (2007), e do campo da educação para as relações étnico-raciais, como Gomes (2010, 2012, 2017), Silva (2006), Silva (2011) e Goes (2020), entre outros (as). Como técnica para a produção dos dados empíricos, junto a três professores(as) de Sociologia de uma escola de ensino médio de Vitória da Conquista, utilizou-se da entrevista semiestruturada (Minayo, 2009). A análise documental e bibliográfica foi realizada a partir da produção acadêmica do banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tinha como objeto de estudo a implementação da Lei No 10.639/2003 no ensino de Sociologia, entre os anos de 2003 a 2022. Por sua vez, os resultados apresentam uma quantidade baixa de produções acadêmicas direcionadas a ambas temáticas e a falta de formação continuada da Secretaria de Educação da Bahia, para garantir ao corpo docente a aplicabilidade da Lei com qualidade.

Palavras-chave: Lei 10.639/2003. Ensino de Sociologia. Relações Étnico-raciais.

Situação: Concluída

 

Larissa Silva Aguiar

Título: A institucionalização da violência contra as mulheres na Hispânia Visigótica entre os séculos VI e VII; 

Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a institucionalização da violência contra as mulheres no medievo, entre os séculos VI e VII, como forma de desnaturalizar a opressão e o controle da sexualidade pela monarquia e pela Igreja Cristã no reino visigodo. De tal modo, esta pesquisa busca contribuir com a historiografia contemporânea colocando em análise as relações de gênero existentes na Hispânia medieval e a formação de condutas normativas institucionalizadas pela aristocracia que passaram a regular a vida das mulheres e ainda são verificadas atualmente. Esta pesquisa tem o aporte teórico do Materialismo Histórico e Dialético e parte das determinações econômicas, políticas e ideológicas que estruturaram a formação social visigoda. Utiliza a epistemologia feminista para tratar sobre as relações de gênero, patriarcado e relações de dominação. Conta ainda com uma análise de fonte documental aliada à produção historiográfica para desvelar o papel das mulheres na reprodução social daquela sociedade.

Palavras: Reino Visigodo. Mulheres. Patriarcado. Relações de gênero. Violência.

Situação: Concluída

 

Luzia Beatriz Ramos Alves:

Título: O Trabalho de Reprodução Social das Empregadas Domésticas na Região Sudoeste da Bahia entre 1974 a 1989; 

Resumo: O trabalho doméstico esteve presente tanto na historiografia brasileira quanto na realidade histórica de formação social do Brasil. E é na própria definição do trabalho doméstico que os embates se travam. A presente monografia tem por objetivo analisar as condições de trabalho, diga-se o processo de subsunção que nele está contido a exploração, alienação e opressão das empregadas domésticas na Região Sudoeste da Bahia – em sua maioria de Vitória da Conquista (BA) e demais municípios limítrofes – entre os anos 1974 e 1989. O período recortado para o desenvolvimento desta pesquisa se insere numa conjuntura mais ampla de Ditadura Empresarial-Militar, mais especificamente no processo inicial de reabertura democrática em Conquista e no país. Corresponde também ao marco pós Constituinte de 1988, no qual associações de trabalhadoras domésticas no país, e especialmente no Estado da Bahia, se organizam e fundam sindicatos, em grande medida estimuladas pelo novo rearranjo dos dispositivos jurídicos para sua categoria profissional. O corpus da pesquisa é constituído de processos trabalhistas de empregadas domésticas que estão disponíveis no Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST/Uesb). Localizado dentro da História Social do Trabalho e balizado pelo Materialismo Histórico e Dialético a questão que se coloca para esta pesquisa é investigar as contradições substantivas do trabalho doméstico no Brasil, socialmente atribuído às mulheres, e historicizar o processo de subsunção destas, sobretudo negras, aos trabalhos do cuidado (care) e de prestação de serviços no setor terciário. Assim, a partir da Teoria da Reprodução Social (TRS) – epistemologia feminista contemporânea fundamentada na teoria marxista – e da Crítica à forma jurídica, destacamos a contradição central do trabalho na formação social brasileira, racista, patriarcal e de capitalismo dependente e a problematizamos na sua relação com a reprodução da vida.

Palavras-chaves: Trabalhadoras domésticas. Processos trabalhistas. Teoria da Reprodução Social. Bahia. Ditadura Empresarial-Militar.

Situação: Concluída

 

Maila da Silva Gomes Aguiar

Título: As mulheres medievais ibéricas nos séculos XII e XIII: Uma análise das categorias gênero e patriarcado na produção acadêmica brasileira; 

Resumo: A presente pesquisa busca fazer uma análise de como as categorias gênero e patriarcado são abordados na produção acadêmica brasileira sobre as mulheres ibéricas nos séculos XII e XIII. A partir de um levantamento, entre as produções defendidas dos anos 2000 à 2021, sobre as mulheres na Baixa Idade Média, no recorte temporal dos séculos XII e XIII, na Península Ibérica. O levantamento foi feito a partir de teses de doutorado e dissertações de mestrado disponíveis nos bancos de dados dos Programas de Pós-graduação scricto sensu em História e no Catálogo de Teses da Capes. Por meio desse levantamento foi possível identificar seis dissertações e uma tese, no recorte temporal e espacial definido. A análise consistiu em identificar como as categorias gênero e patriarcado estavam relacionadas com as abordagens teórico-metodológico e conceitos, bem como a articulação das abordagens com os temas, fontes e as mulheres escolhidas. Esta pesquisa é orientada pelo referencial da epistemologia feminista balizada pela teoria social marxista;

Palavras-chaves: Mulheres Medievais. Produção Acadêmica. Gênero. Patriarcado. Península Ibérica.

Situação: Concluída

 

Maria Clara Brito Souza

Título: A extrema direita e os povos originários no território brasileiro: uma análise sobre a atuação de Joênia Wapichana no Congresso Nacional entre 2019 e 2022

Resumo: A monografia visa abordar a conjuntura histórica e os aspectos políticos que marcaram o ingresso da primeira mulher indígena, Jôenia Wapichana, eleita em 2018, ao parlamento brasileiro para o cargo de Deputada Federal entre 2019 e 2022. Neste período, também foi eleito Jair Messias Bolsonaro, político da Extrema Direita, para a presidência da República do Brasil. Sob a perspectiva da História do Tempo Presente, busca-se compreender as determinações político-econômicas do período que impactaram os povos originários no território brasileiro e a atuação de Joênia Wapichana no Congresso Nacional. A pesquisa é desenvolvida a partir do estudo bibliográfico acerca da temática no Brasil contemporâneo e da análise dos discursos da parlamentar.

Palavras-chaves: Povos originários. Extrema direita. Mulheres indígenas. Política. Brasil

Situação: em andamento

 

Zeliana Felix dos Santos

Título: As contribuições dos franciscanos e dominicanos à conformação sociorreligiosa da Europa no século XIII

Resumo: Em fins do século XII e ao longo do século XIII a Europa Medieval passa por alterações de âmbito econômico, político e social. Sobretudo as de âmbito econômico,
como exemplifica o desenvolvimento de uma economia comercial, apontam para a crise do modo de produção feudal e do antigo ordenamento social baseado na ideologia tripartite. A proposta deste trabalho é examinar em que medida a ordem Franciscana e Dominicana se articulam aos conflitos, interesses e convulsões sociais do século XIII, na Europa Central. A análise em questão será realizada à luz do materialismo histórico e dialético.

Palavras-chaves: Igreja Romana. Ordens Mendicantes. Convulsões sociais.

Situação: em andamento

Cursos

Curso “Estudos sobre O Capital” (Online)
Curso “Estudos sobre O Capital” (Online)
I Curso Nacional de Formação Feminista (Online)
I Curso Nacional de Formação Feminista (Online)
II Curso de Formação Feminista (Online)
II Curso de Formação Feminista (Online)

Nossos Parceiros

Copyright 2020 (C)
Todos os Direitos Reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Desenvolvido pela CHP / ASCOM
O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do Laboratório de Estudos Marxistas – UESB.
Uesb e Governo da Bahia