Jornalismo Policial na televisão brasileira: gênero e modo de endereçamento

Autor: Dannilo Duarte Oliveira

222p. 15 x 22cm. ISBN
978-85-7985-064-6
1ª edição - 2014
R$ 40,00

Jornalismo Policial na Televisão Brasileira analisa o modo de endereçamento dos programas Cidade Alerta, Brasil Urgente e Linha Direta, buscando, mediante estudo comparativo, entender como o Brasil constrói o gênero programa jornalístico televisivo em sua variação, ou subgênero, telejornalismo policial. O autor recorre aos operadores de análise de modo de endereçamento e é bem sucedido ao demonstrar o estilo e as diferentes estratégias construídas pelos programas na convocação de sua audiência. Ao se recusar a tomar os programas como um objeto homogêneo colocado no limbo comum do sensacionalismo, ao considerar os programas como produtos comunicacionais em sua especificidade, o autor identifica diferentes estratégias construídas pelos veículos. Ao fazer isso, permite ver que as emissoras têm sido competentes em reconhecer diferenciação e segmentação de público e permite ver quais relações comunicativas esses programas constroem com a audiência. É na relação comunicativa estabelecida com sua audiência que esses programas constroem identidade e, ao mesmo tempo, constroem reconhecimento social para o gênero.