Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Itapetinga, 16 de julho de 2025

UESB Governo do Estado da Bahia

Linhas de Pesquisa e Projetos Institucionais

O PPGECAL possui atualmente 4 linhas de pesquisa em suas 2 áreas de concentração. Dentro dessas linhas os projetos específicos de teses e dissertações dos nossos discentes estão alocados em nossos projetos temáticos, que são distribuídos da seguinte forma:

 

Na Área de Engenharia de Alimentos:

Linha de Pesquisa 01: Desenvolvimento, análise e otimização de processos na engenharia de alimentos.

Visa o desenvolvimento de novos processos, assim como a análise e otimização de processos já existentes, objetivando a melhoria da qualidade do produto e eficiência do processo, em termos econômicos, ambientais e sociais. Estuda-se as transferências de calor, massa e quantidade de movimento em alimentos e afins, durante suas transformações e nos processos biotecnológicos e de separação e purificação. Visa também a utilização de ferramentas estatísticas, análise do ciclo de vida (ACV), quimiometria, modelagem e simulação de processos, desenvolvimentos de softwares e desenhos industriais.

Projeto Temático 01.1: ‘Desenvolvimento, análise, otimização e aplicação de processos associados a alimentos’.

São avaliados, entre outros, o desenvolvimento de tecnologias para detecção de fraudes, métodos de purificação, análise de ciclo de vida (ACV) de processos agroindustriais, processos biotecnológicos, desenvolvimento de adsorventes e biocatalisadores, desenvolvimento de softwares e desenhos industriais inovadores, processos de simulação e controle de processos, estudos termodinâmicos, processos de secagem, estudos de fenômenos de transferência, otimização, ampliação de escala e outros, envolvendo a aplicação de princípios da Química Verde, inovação e nacionalização de tecnologias, princípios de sustentabilidade e economia circular.

Linha de Pesquisa 02: Propriedades de biomateriais e sistemas associados a alimentos.

Abrange a determinação de propriedades físicas, químicas, termodinâmicas, microestruturais e tecnológicas, e o estudo do comportamento das propriedades dos biomateriais de interesse para indústria de alimentos, para auxiliar na identificação de condições ótimas de processo para o desenvolvimento de produtos e no dimensionamento de equipamentos para produção de alimentos, embalagens, insumos e afins.

Projeto Temático 02.1: ‘Caracterização de biomateriais e sistemas associados a alimentos’.

Estão agrupados estudos envolvendo análises, caracterização físico-química, analítica, de composição, mecânica, reológica, material, instrumental de modo geral, dados de equilíbrio para caracterização de sistemas e afins. Envolve estudos de bioplásticos, novos materiais, nanoestruturas, adsorventes, alimentos, insumos, coprodutos e outros.

 

Na Área de Ciência de Alimentos:

Linha de Pesquisa 03: Aproveitamento de resíduos, subprodutos, coprodutos e fontes alternativas em processos associados à alimentos.

Trabalha de modo multidisciplinar com a caracterização de resíduos, subprodutos, coprodutos agroindustriais e fontes alternativas, com relação as suas propriedades nutricionais, físico-químicas, bioquímicas, assim como o seu aproveitamento como matéria-prima em novos produtos e processos associados a alimentos, como processos bioquímicos microbianos e enzimáticos e produção de biopolímeros.

Projeto 03.1: ‘Desenvolvimento de produtos a partir de resíduos, subprodutos, coprodutos e fontes alternativas’.

Visa a valorização dos objetos de estudo por meio de alternativas para o seu aproveitamento, tanto para fins alimentícios, quanto tecnológicos. Inclui estudos com fermentação em estado sólido, produção de enzimas, avaliação de potencial antioxidante, antimicrobiano e outros, prospecção de fungos, produtos tecnológicos como biocatalisadores, desenvolvimento de produtos e outros. Inclui também aspectos relacionados à sustentabilidade e economia circular.

Linha de Pesquisa 04: Química e bioquímica de alimentos, subprodutos, coprodutos e fontes alternativas.

Engloba estudos de estruturas das diferentes matérias-primas e produtos no contexto alimentar. Propriedades dos alimentos de origem animal e vegetal, com enfoque composicional, processual, tecnológico e bioquímico-nutricional. Efeitos de processamento, estocagem e outros sobre as propriedades químicas e bioquímicas dos alimentos. Desenvolvimento de novos produtos, insumos e tecnologias. Estudos de interações químicas e físicas dos componentes dos alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos de análise e detecção de fraudes. Essa linha é a única que atualmente se divide em dois projetos:

Projeto Temático 04.1: ‘Avaliação do potencial tecnológico, funcional, nutricional e qualidade de produtos de origem animal’.

Projeto Temático 04.2: ‘Avaliação do potencial tecnológico, funcional, nutricional e qualidade de produtos de origem vegetal’

Nos dois projetos são avaliados o potencial de compostos bioativos, desenvolvimento de novos produtos, efeitos de alterações de ingredientes e variáveis de processos em produtos de origem animal e vegetal. Abrangem ainda características relacionadas à vida de prateleira, aspectos nutricionais e sensoriais, além do entendimento de alterações químicas e bioquímicas em alimentos, aplicação de técnicas para detecção de fraudes, entre outras. Cada projeto diferencia-se pelo foco no objeto principal do estudo em questão.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

PPGECAL-UESB

Campus Universitário Juvino Oliveira

Rodovia BR 415, km 03, s/n

Itapetinga, Bahia, 45700-000

  (77) 3261 – 8629
  meali@uesb.edu.br

Siga-nos!

@ppgecaluesb

Ppg-ecal Uesb

PPGECAL UESB