O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da UESB (PPGECAL) é o único da Área de Ciência de Alimentos com doutorado localizado fora de uma capital no Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país e um dos dois únicos nestas regiões com uma área de concentração em engenharia de alimentos, o que demostra sua importância e responsabilidade para a região.
O PPGECAL está comprometido com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda até 2030, em especial:
ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável
ODS 3: Saúde e bem-estar
ODS 4: Educação de qualidade
ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 12: Consumo e produção responsáveis
ODS 14: Vida na água
Mas também está comprometido transversalmente com:
ODS 1: Erradicação da pobreza
ODS 5: Igualdade de gênero
ODS 6: Água potável e saneamento
ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 10: Redução das desigualdades
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
ODS 15: Vida terrestre
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos, com áreas de concentração em Engenharia de Alimentos e Ciência de Alimentos. O programa é destinado a profissionais com diploma de curso superior nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Ciências Agrárias e outras correlacionadas. O programa tem por objetivo a pesquisa, o treinamento e a formação de pessoal altamente capacitado, utilizando os princípios fundamentais da Ciência da Engenharia aplicados ao estudo dos fenômenos das transformações, operações e processos envolvidos na Agroindústria. O curso de Mestrado tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses, e o curso de Doutorado tem duração mínima de 36 e máxima de 48 meses.
Na avaliação Quadrienal 2017-2020 da Capes, o PPGECAL manteve o seu Conceito 4.