O PPGECAL tem como missão a formação qualificada de profissionais, tornando-os mestres e doutores a partir do estudo de demandas regionais, de interesse mundial, para que possam dinamizar o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de alimentos para atender às necessidades do país e do mundo.
A visão do PPGECAL é ser um efetivo vetor de transformação e inserção social, reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de profissionais qualificados e difusor de conhecimento científico e tecnológico inovador na área de alimentos, com potencial transformador de realidades.
Para isso, o PPGECAL tem como proposta atuar propiciando uma formação de qualidade aos profissionais das áreas de alimentos e afins, oriundos principalmente das regiões do interior do país, mais carentes desse tipo de profissionais, como nos estados do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e região do norte de Minas Gerais, com foco maior nestes dois últimos, permitindo o aumento de qualificação de profissionais dessas regiões carentes de cursos de pós-graduação na área de alimento.
Os principais objetivos do PPGECAL são:
1 – Possibilitar formação de excelência, em nível de mestrado e doutorado, dos profissionais da área de alimentos que já atuam ou irão atuar na academia, indústrias, start-ups e órgãos governamentais da Região Nordeste e região Norte de Minas Gerais, incluindo na sua formação o espírito empreendedor e inovador, além de imbuí-los do sentimento de transformação social a partir dos conhecimentos adquiridos.
2 – Ampliar as pesquisas, qualitativa e quantitativamente, com matérias-primas alimentícias, com destaque para produtos, subprodutos, coprodutos, resíduos, processos e demandas regionais, dando-lhes visibilidade internacional, a partir da produção e divulgação de conhecimento científico.
3 – Apresentar produção científica constante, consistente, crescente e de elevada qualidade, alto impacto e alcance internacional, alinhado com o anseio perene na busca pela excelência e em acordo com as diretrizes e recomendações da Capes.
4 – Gerar conhecimento tecnológico inovador aplicável, com geração de patentes e contribuir com a aplicação de tecnologias existentes visando a redução de resíduos, agregação de valor e melhor distribuição de renda e oferta de produtos/processos.
5 – Tornar o PPGECAL referência regional, nacional e internacional na área de Alimentos, na formação de mestres e doutores qualificados, na inserção social e no desenvolvimento e divulgação de conhecimento científico e tecnológico inovador.
6 – Contribuir para o papel formador da Universidade, aumentando sua inserção e diminuindo barreiras a partir de ações sociais e capacitação profissional, tornando-se um vetor de mudança social, econômica, intelectual e produtiva, agindo com responsabilidades no uso de recursos públicos e privados captados para tais fins.
7 – Fomentar o intercâmbio de pessoas e conhecimentos entre distintas regiões do Brasil e também internacionalmente, fazendo com que o aprendizado por essas novas experiências contribua com o crescimento regional.