Dissertações e Produtos Educacionais

2024
A diversidade do clima nas cidades baianas – uma abordagem dos Três Momentos Pedagógicos para um passeio pela termodinâmica

Autor(es): Laila Silva Alves
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

O que é o som? Aplicação de uma UEPS na abordagem de ensino das ondas mecânicas no 9º ano do ensino fundamental.

Autor(es): Edvan Souza Pereira
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Crescimento de cristais: uma UEPS para o ensino de conceitos de termodinâmica.

Autor(es): Beatriz Santos Silva
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves.

(Produto Educacional)

Uma UEPS para o ensino da termodinâmica através da construção de miniestufa.

Autor(es): Marcelo Bomfim Nobre
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro /Coorientador: Jorge Anderson Ramos Paiva

(Produto Educacional)

Da cozinha para a sala de aula: possibilidades de um ensino de física à luz da alfabetização técnica utilizando panela de pressão como equipamento gerador.

Autor(es): Raphael Lima Sodré
Orientador(es): Ferdinand Martins da Silva / Coorientador: Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordagem da energia mecânica na educação básica com a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação

Autor(es): Giovani Luz Andrade
Orientador(es): Jorge Anderson Paiva Ramos / Coorientador: Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

2023
Ensino de física por meio de estratégias de gamificação: o baile dos massacarados.

Autor(es): Ivanê Ferreira dos Santos
Orientador(es): Wagner Duarte José / Coorientador: Carlos Alexandre dos Santos Batista

(Produto Educacional)

IEED (Ilustrativo Ensino Exploratório Diversificado) de forma híbrida com materiais potencialmente significativos e crítico da UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) no contexto da COVID -19 para o ensino da termodinâmica

Autor(es): José Nilton Vasconcelos Melo
Orientador(es): Orientador: Luizdarcy de Matos Castro / Coorientadora: Cristina Porto Gonçalves

(Produto Educacional)

Uma sequência didática com aulas gamificadas de termologia sob a estrutura dos Games RPG

Autor(es): Anderson Barreto de Souza
Orientador(es): Orientador: Wagner Duarte José / Coorientador: Valmir Henrique de Araújo

(Produto Educacional)

Unidade de ensino potencialmente significativa com abordagem de tópicos de física moderna e contemporânea, inerentes ao processo de transformação da energia solar em fotovoltaica

Autor(es): Égilo Teófilo Nascimento
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de conceitos de termodinâmica sobre elementos da termorregulação dos seres vivos

Autor(es): Nelson Novais Júnior
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Ensino das ondas eletromagnéticas nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva dos três momentos pedagógicos

Autor(es): Vilma Santana dos Santos
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves (Orientadora) / Luizdarcy de Matos Castro (Co-orientador)

(Produto Educacional)

Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de conceitos de cinemática relativística no ensino médio que utiliza plataforma arduíno e TDICs

Autor(es): Ayrton Nascimento Souza
Orientador(es): Sandra Cristina Ramos

(Produto Educacional)

O estudo de conceitos da óptica geométrica e ondulatória a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa.

Autor(es): Fernando Silva Souto
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves

(Produto Educacional)

Adutora do rio São Francisco como uma demanda originada no espaço social: possibilidades para o Ensino de Física para a EJA

Autor(es): Mariana Luiz Dias
Orientador(es): Wagner Duarte José

(Produto Educacional)

2022
Uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para o ensino de conceitos da física clássica e moderna por meio da tinta condutora a base de carbono

Autor(es): José Claudio Amorim da Silva
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Distribuição e consumo de água: domínios de conhecimentos complexos e pouco estruturados sob o olhar dos obstáculos epistemológicos de Bachelard

Autor(es): Jefferson José dos Santos
Orientador(es): Wagner Duarte José

(Produto Educacional)

A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo da física moderna direcionada ao ensino médio

Autor(es): Átila Cheles Keler
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

(Produto Educacional)

O efeito fotoelétrico: uma demonstração de que a experiência não leva ao conhecimento da “verdade”.

Autor(es): Jorge Raphael Rodrigues de Oliveira Cotinguiba
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

(Produto Educacional)

A interdisciplinaridade no ensino de ciências usando a dessalinização de água como elemento mediador

Autor(es): Norma Lúcia Sélis Cássia
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo dos conceitos físicos presentes na evolução das estrelas para os anos finais do ensino fundamental

Autor(es): Eliene Machado Queiroz
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro

(Produto Educacional)

Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo do fóton e algumas de suas aplicações

Autor(es): Messias Antônio da Silva
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves

(Produto Educacional)

O uso de multimeios no estudo de ondas no ensino médio

Autor(es): Weudes Lima Bomfim
Orientador(es): Ferdinand Martins da Silva

(Produto Educacional)

Uma experiência desequilibradora para a construção do conceito de equilíbrio térmico

Autor(es): Rogerio dos Santos Bittencourt
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

(Produto Educacional)

Abordagem de conceitos de física moderna nos anos finais do ensino fundamental com o uso de uma unidade de ensino potencialmente significativa

Autor(es): Paulo Gomes Batista
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves

(Produto Educacional)

2021
Reflexões sobre Freire e o ensino de Física: uma proposta para ensino da eletricidade.

Autor(es): Carlos Henrique de Matos Pereira
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

(Produto Educacional)

A ponte para a ciência moderna: experimentos pedagógicos com respeito a Aristóteles e Galileu

Autor(es): Whagnon Oliveira Ferraz
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

(Produto Educacional)

2020
Ensino de conceitos termodinâmicos para o ensino médio a partir do processo de destilação de aguardente da cana de açúcar.

Autor(es): Gilmar Pereira de Sousa
Orientador(es): Luizdarcy de Matos Castro.

(Produto Educacional)

Aplicação do ensino híbrido para o estudo de conceitos do eletromagnetismo

Autor(es): Wilck Grasianni Alipio Porto
Orientador(es): Jorge Anderson Paiva Ramos / Luizdarcy de Matos Castro (coorientador)

(Produto Educacional)

Uma proposta de ensino interdisciplinar através do tema energia eólica: aproximações entre as estratégias FlexQuest e ilhas de racionalidade.

Autor(es): Mohammed Luiz Santos Couto
Orientador(es): Dr. Wagner Duarte José / Dra. Simara Campos (coorientadora)

(Produto Educacional)

As contribuições da neurociência cognitiva para o ensino de Física em discentes com deficiência auditiva

Autor(es): Iratânio Magnun de Souza Serpa Silva
Orientador(es): Dr. Jorge Anderson Paiva Ramos

(Produto Educacional)

Uma estratégia de ensino diferenciada para o estudo de tópicos de Física Moderna

Autor(es): Robson Cesar Costa Vilar
Orientador(es): Prof. Dr. Ferdinand Martins da Silva / Prof. Dr. Luizdarcy Matos Castro (coorientador)

Fisicartoons: escalas na Astronomia por meio de quadrinhos.

Autor(es): Marcos Oliveira dos Santos
Orientador(es): Prof. Dr. Wagner Duarte José / Prof. Dr. Valmir Henrique de Araújo (coorientador)

Como funciona um motor elétrico e um dinâmo de bicicleta? Equipamentos geradores no ensino de física.

Autor(es): Diorge Darlon Batista Araújo
Orientador(es): Dr. Wagner Duarte José

2019
A Física no Cinema: Recortes de filmes como recurso didático articulado às demonstrações experimentais com suporte Arduino

Autor(es): Gilson Yuri Silva Moura
Orientador(es): Prof. Dr. Jorge Anderson Paiva Ramos / Prof. Dr. Wagner Duarte José (coorientador)

(Produto Educacional)

Unidade de ensino potencialmente significativa como instrumento de aprendizagem de ondas eletromagnéticas.

Autor(es): Joane da Silva Santana
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves

Interação das radiações eletromagnéticas com a matéria: conceitos de física moderna propelidos por jogos pedagógicos em um pano de fundo clássico

Autor(es): Renatto Barbosa de Souza
Orientador(es): Luizdarcy Matos Castro

O ensino da queda dos corpos no período Galileu-Newton: contribuições das abordagens internalista e externalista da história da ciência

Autor(es): Ênio Ricardo Lôbo Pereira
Orientador(es): Wagner Duarte José

O uso do kit experimental de energia mecânica no ensino médio: perspectiva e desafios

Autor(es): Rafael Machado dos Santos
Orientador(es): Carlos Takiya

Uma unidade de ensino potencialmente significativa fundamentada nos três momentos pedagógicos para o ensino do fenômeno da indução eletromagnética no nível médio

Autor(es): Sérgio Amaral da Silva
Orientador(es): Jorge Anderson Paiva Ramos

(Produto Educacional)

2018
A meteorologia como elemento mediador para o ensino de conceitos da termodinâmica no ensino fundamental

Autor(es): Luciano Rosa Gugé
Orientador(es): Luizdarcy Matos Castro

Ensino de Física Térmica por meio de atividades de estudo com experimentos virtuais e reais

Autor(es): Marcus Vinícius Araújo de Oliveira
Orientador(es): Wagner Duarte José

Game Card em uma perspectiva de ensino de física por investigação na Educação de Jovens e Adultos

Autor(es): Vinícius Santana Pedreira
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

Medições em nano-escala: uma proposta de introdução ao ensino de nanociência e nanotecnologia no ensino médio

Autor(es): José Willia Santos Prado
Orientador(es): Luizdarcy Matos Castro

O baú de Galileu: textos literários de temática científica na abordagem aspectos da mecânica relacionados à queda dos corpos

Autor(es): Ébano Henrique da Silva Rizério
Orientador(es): Valmir Henrique de Araújo

Uma proposta de introdução à Física Moderna no ensino médio por meio do fenômeno de tunelamento quântico

Autor(es): Alípio Dias dos Santos Correia
Orientador(es): Cristina Porto Gonçalves

Telefone:
(77) 3424-8600 – ramal 9412
Endereço:

Módulo Pedro Gusmão (antigo módulo da reitoria)
Estrada do Bem Querer, km 4
B. Universitário, CEP.: 45031 - 900
Campus Vitória da Conquista - BA

Copyright 2018
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física


Todo o conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(s) responsável(áveis) pelo Programa.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Governo do Estado da Bahia